segunda-feira, 30 de junho de 2014

4 - Os Passos de Deus no Santuário - O Santuário Revela a História de Israel



O Santuário Revela a História de Israel

Antes de começar o estudo vamos orar a Deus e pedir a benção dEle para este estudo.
Nosso Pai e nosso Deus, te damos graças pelo que Tu nos tem revelado claramente no caminho da salvação no santuário, sabemos que não podemos entender o santuário sem a ajuda do Teu Santo Espírito, por isso pedimos que ao estudar que venha até nós por meio do Ministério do Espírito Santo, ajuda-nos a entender as maravilhas da salvação e ajuda-nos Senhor a agir de acordo com estas maravilhas, pedimos pelo nome de Cristo Jesus nosso salvador, amém.

Neste estudo vamos repassar rapidamente o que estudamos no tema anterior. Até agora descobrimos três aspectos do santuário, temos falado da ordem do santuário, desde o átrio até o lugar santíssimo, no tema anterior falamos quanto ao ano de agricultura judaico e chegamos a falar também quanto as festas, os festivais, as celebrações solenes das nações judaicas.
Hoje nós vamos falar do Êxodo do povo de Israel da forma que encontramos esboçado no santuário. Mas antes vamos repassar em nossas mentes o que já vimos, e quando terminarmos este estudo, vai estar bem claro a ordem do santuário.


Lembrem-se que a porta do átrio ficava virada para qual direção? O oriente.
Qual era o primeiro móvel que tinha no átrio? O altar de sacrifício, e então vinha a fonte ou a pia, e logo que se entrava na tenda do santuário o que tinha do lado esquerdo, ao sul? O candelabro, e do lado direito o que tinha? A mesa com os pães da preposição e em baixo da mesa tinha uma divisão um compartimento e ali se encontrava vinho.
Quando olhávamos para frente o que encontrávamos? O altar de ouro o altar de incenso onde se oferecia incenso a Deus.
Então atrás da cortina que dividia o lugar santo do santíssimo, encontramos no lugar santíssimo somente um móvel. E dentro do móvel encontrávamos a lei de Deus, a vara de Arão, e o pote de maná com o qual Deus havia alimentado a Israel durante o período de quarenta anos que passaram no deserto.
Falamos também sobre o ano de agricultura judaico. E vamos recapitular isso também para que entendamos o paralelo. O que acontecia no outono, caía pouca chuva? Não, chovia muito e a terra ficava macia, e isso era importante para que ficasse fácil de plantar as sementes. E depois de semear, as sementes brotavam e cresciam rapidamente no inverno? Não, uma vez que se semeavam a cevada e o trigo no outono, durante o inverno elas dormiam, porque o inverno era escuro e frio.
O frio e a escuridão do inverno eram quebrados pelo sol da primavera e começava a chover na primavera e as sementes que tinham sido semeadas, agora na primavera começavam a germinar. Morriam e germinavam.
Qual festival celebra o semear das sementes na terra, e então no tempo quando o sol começa a levantar para germinar as sementes? Lembramos de um festival que não está no antigo testamento mas Cristo o observou segundo João 10:22, e marcava o começo dos dias mais longos quando começava a haver mais luz e as sementes começavam a germinar. Era o festival das luzes, vejam que as festas seguem a ordem do ano da agricultura. As festas das luzes era conhecida também como a festa de dedicação. Porque era conhecida como a festa de dedicação? Porque comemorava a dedicação do altar de sacrifício que foi profanado por Antíoco Epifânio nos anos 167-164 quando colocou porco sobre o altar.
Sendo assim este festival celebra duas coisas, a dedicação do altar de sacrifício. Não se sacrifica nada neste altar e sim é a dedicação do altar a unção do altar. E também é celebrado o festival das luzes porque os dias começam a ficar mais longos e as sementes começam a germinar debaixo da terra.
Agora, depois de longo inverno vinha a primavera, e o que se passava com a semente de trigo e a semente de cevada? A semente de cevada germinava primeiro e crescia mais rápido e a de trigo germinava depois e a colheita era mais tarde. Mas na primavera o primeiro festival que se celebrava era a festa da páscoa. E em João 12 diz o que se passava na páscoa? O que representava a páscoa? A morte de Cristo. E diz em João 12 que se a semente não cai na terra e morre não pode germinar e produzir fruto. E isso representava a morte e a ressurreição de Cristo Jesus.
O que se comemorava na páscoa então? Comemorava a morte de Cristo. E em que estação do ano era a páscoa? Na primavera.
Notem que na primavera a semente de cevada que havia germinado cresce e se prepara para a colheita. E a semente de trigo morre e começa a germinar para uma colheita que vai acontecer muito mais tarde. Na realidade 50 dias depois do festival das primícias.
Que móvel do santuário combina com a páscoa? Onde matavam o animal que simboliza Cristo?  No altar de sacrifício.
Qual o seguinte festival? Tinha a páscoa e depois vinha o festival do pão sem fermento, ou pães asmos.
Diga-se de passagem no mês 17 de Nisã era quando se celebrava a páscoa e no dia 15 de Nisã era um dia solene de repouso. Que dia repousou Jesus Cristo o pão da vida no sepulcro? No sábado. Veja que interessante. E então começava o festival dos pães asmos no dia 15 e no dia 16 que era o terceiro dia depois de 14, que festival se celebrava? O festival das primícias. Quando se tomava um molho dos primeiros frutos de cevada e se mexia diante do Senhor, como símbolo da colheita grande que estava próximo a vir.
Ou seja a colheita dos primeiros frutos de cevada era um indicio de que iria haver uma colheita gigantesca que viria no futuro, no dia do pentecostes.
Agora qual o móvel que representa o mover do molho de frutos, qual móvel do santuário se enquadra com molho de frutos? Depois do altar de sacrifício, da páscoa que móvel temos? Temos a pia. E o que representa a pia? A pia representa o batismo. E o que passa no batismo? Vem a morte mas vem também a ressurreição. Brota a semente por isso a semente que brota e produz os primeiros frutos de cevada que se moviam diante do Senhor é símbolo da pia que se encontra no santuário e também acontece na primavera.
Qual o próximo festival? A festa do pentecostes. E quando se realizava o pentecostes? Em que estação do ano? No fim da primavera, fim do mês de maio. Todavia o que se colhia no pentecostes? Vejam que interessante como o ano de agricultura judaico segue a ordem precisa do santuário. Se colhia o trigo.
Quando Jesus entrou no santuário, depois de morrer e ressuscitar, quando Jesus entrou, o que aconteceu depois de 50 dias que se moveu os molhos das primícias diante do Senhor? Houve uma grande colheita, quando Cristo entrou no lugar Santo do santuário. Onde Jesus está caminhando segundo apocalipse 2 quando sobe para o céu? Entre os candeeiros. Está no lugar santo. Vejam como segue a ordem.
No altar Cristo morre.
Na pia ou fonte, ressuscita.
No ano de agricultura a semente morre na primavera, germina e produz os primeiros frutos que representa a ressurreição de Cristo e os que ressuscitaram com Ele, na pia, no festival das primícias.
Descansam no sepulcro quando começa a festa dos pães asmos no dia 15 de Nisã, quando era o dia de solene repouso. E então no dia de pentecostes quando Cristo está no céu o que cai na Terra? Grandes línguas de fogo. Porque caem línguas de fogo? Porque Cristo começa então seu ministério no lugar Santo do Santuário Celestial no meio dos candeeiros. Vejam que interessante.
E então isso marca as festas da primavera. O que se colhia no dia do pentecostes? Se fazia a grande colheita de trigo. O que se colheu no dia do pentecostes quando Cristo inaugurou seu ministério no céu? Se colheu muitas almas, molhos vivos para o reino dos céus. E logo então vinha um verão seco, infértil onde era exorbitantemente quente. E durante o verão quantos festivais haviam? Nenhum. Todos os festivais eram primaverais e outonais. Interessante.
E quantos festivais havia no outono? Três.
O primeiro festival era quando se tocavam as trombetas, e porque tocavam as trombetas? Porque estavam anunciando o dia de expiação. E o que se fazia no dia de expiação? No dia de expiação era um dia de juízo quando se separavam os bons dos maus. Era a colheita das uvas. Vejam como se enquadra com o ano da agricultura o que acontece no santuário?
O que passa no santuário no dia da expiação é precisamente o que sucede na agricultura! Porque no ano da agricultura se colhe as azeitonas ou as olivas e se colhe também as uvas que representam os bons e maus. No dia da expiação era separado os bons dos maus.
O anuncio da colheita, o anuncio do dia da expiação era tocar as trombetas por dez dias, antes do dia da expiação e então tocavam as trombetas no dia da expiação que era o dia 10 do mês de Tishrei.
E então depois vinha outro festival. Depois de ter sido feita a separação entre os bons e os maus, justos e injustos, entre as azeitonas e as uvas. O que vinha depois? Qual era o último festival?  Festival dos tabernáculos.
Onde davam graças ao Senhor pelas bênçãos que Deus os havia concedido.
Agora vamos encontrar em Êxodo um assunto muito interessante de que o festival de tabernáculos se celebra finalmente, onde a igreja o celebrará junto com Cristo no reino celestial. Depois de separar os bons dos maus na Sua segunda vinda, O Senhor Jesus então Ele levará os frutos vivos, levará para estar com Ele mil anos.
Os tabernáculos eram lares provisórios. Diz a serva de Deus no livro Desejado de todas as nações que as colinas de Jerusalém pareciam bosque. Porque as pessoas vinham e traziam partes de plantas de arvores de diferentes espécies. E eram feitos moradas onde viviam provisoriamente e logo voltavam para seu lar.
“A festa dos tabernáculos era a reunião final do ano. Era desígnio de Deus que, por essa ocasião, o povo refletisse em Sua bondade e misericórdia. Toda a Terra estivera sob Sua direção, recebendo Suas bênçãos. Dia e noite permanecera sobre ela o Seu cuidado. O Sol e a chuva tinham feito com que o solo produzisse frutos. Dos vales e planícies da Palestina, tinha sido recolhido o cereal. Apanhadas as azeitonas, armazenara-se o precioso azeite. A palmeira tinha oferecido sua contribuição. Os viçosos cachos da videira haviam sido comprimidos no lagar.
A festa continuava por sete dias, e para celebração da mesma, os habitantes da Palestina, bem como muitos de outras terras, deixavam sua casa e iam ter a Jerusalém. Iam de toda parte, levando consigo um testemunho do regozijo que os animava. Velhos e moços, ricos e pobres, todos levavam alguma dádiva como tributo de gratidão Àquele que lhes coroara o ano com Sua bondade, e lhes dera a abundância. Tudo quanto podia alegrar a vista e dar expressão ao contentamento geral, era levado das matas; a cidade apresentava o aspecto de uma linda floresta.” (Desejado de Todas as Nações pg. 448)

Da mesma maneira os filhos de Deus que serão ceifados como o fruto de Deus serão levados para o céu e ficarão lá para sempre não é mesmo? Não, lá será um lugar provisório.
O que acontece na terra durante mil anos com os ímpios? Ficam mortos.
E logo depois do milênio o que faz Cristo Jesus? Nos traz de volta ao nosso lugar permanente, mais belo e confeccionado pelo seu poder.
Vocês viram como o ano de agricultura judaico segue exatamente a ordem do santuário? E os festivais judaicos seguem a exata ordem do santuário e do ano de agricultura? Festas primaverais, festas outonais, colheitas primaverais, colheitas outonais, a semente germina na primavera, produz fruto tarde na primavera. Da mesma maneira Cristo morre no altar ressuscita na pia, entra no Santo Lugar para fazer sua obra e colhe no dia juízo no Lugar Santíssimo.
Ou seja o santuário é uma ilustração do plano de salvação. Mas hoje vamos falar sobre o êxodo de Israel e o santuário.
Vamos abrir a bíblia em Salmos 105, e vamos ver algo interessante.  Se eu perguntasse para vocês quando começou o êxodo de Israel o que vocês me diriam? Quando começou? Quando saíram do Egito? Não, não é foi aí que começou.
 O Êxodo de Israel começa nos tempos de Abraão, ali que começa, porque é com Abraão que se semeia a semente de uma grande nação que vai surgir.
Vamos ler Salmos 105:7-11
Ele é o SENHOR, nosso Deus; os seus juízos permeiam toda a terra.

 8 
Lembra-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações;

 9 
da aliança que fez com Abraão e do juramento que fez a Isaque;

 10 
o qual confirmou a Jacó por decreto e a Israel por aliança perpétua,

 11 
dizendo: Dar-te-ei a terra de Canaã como quinhão da vossa herança.

Quando se semeou a semente desta grande nação que viria a ser a nação de Israel? Foi semeado quando Deus chamou a Abraão. E quem é essa semente que ia produzir uma tremenda colheita, uma tremenda nação mais adiante?
Vamos ver em Genesis 22. Em que época do ano se semeava a semente? No Outono. Sendo assim agora estamos no Outono do ano de agricultura. Não chegamos no santuário ainda. Notem o que diz em Genesis 22 sobre Abraão quando Deus pediu que sacrificasse seu filho Isaque.
Genesis 22:18
18 
E em tua descendência* serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
* Em algumas versões diz semente
H2233 זרע zera‘
procedente de H2232; DITAT - 582a; n m
1) semente, semeadura, descendência  1a) uma semeadura  1b) semente  1c) sêmem viril  1d) descendência, descendentes, posteridade, filhos
  1e) referindo-se a qualidade moral    1e1) um praticante da justiça (fig.)  1f) tempo de semear (por meton.)

Como se chama o filho de Abraão? Isaque. Mas como se refere aqui? Como descendência ou semente.
Vejam Genesis 12:1-3
 1 
Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

 2 
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

 3 
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Segundo o que acabamos de ler quem era que ia trazer a benção sobre todas as nações da terra? A semente. E quem era a semente literal no antigo testamento? De onde se começou o povo de Israel? Isaque, filho de Abraão.
Ou seja, o plantio de Israel é feito com o chamado de Abraão e quando Abraão tem o seu filho Isaque que como acabamos de ler é a semente. E diga-se de passagem Abraão foi chamado por Deus aproximadamente no ano 1850 antes de Jesus Cristo. O Êxodo é em torno do ano 1445, temos que lembrar destas datas. Agora mais um detalhe que precisamos conhecer sobre este assunto é que depois que se plantou a semente foi se dedicado o altar onde se ia fazer os sacrifícios.
Qual é o festival que lembramos? A dedicação do altar é o festival das luzes, onde se dedicava o altar. Notem o que diz em Genesis 22 vamos passo a passo. Começamos com o plantio da semente de Isaque que vai colher uma grande nação no futuro, da mesma forma como se plantava a cevada e o trigo e se produzia uma grande colheita mas tarde.
O primeiro festival depois do plantio das sementes era o festival das luzes, ou dedicação. Houve uma dedicação depois que nasceu Isaque? Houve uma dedicação de um altar? Sim ou não?
Deveríamos ler todo o capitulo porque é tremendo como Deus realiza o plano de Salvação mas vamos ler Genesis 22:2,9
 2 
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
 9 
E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pós em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

Então, a semente foi plantada e depois um altar foi construído e é colocado Isaque sobre o altar. Mas porque isso é tão importante? Vamos ao livro 2 Crônicas 3 para saber que o mesmo lugar onde se construiu este altar é o lugar onde se construiu mais a frente o altar de sacrifício do templo de Salomão, interessante. O altar que foi dedicado, que foi santificado por Deus, foi quando Isaque foi levado para ser sacrificado e neste mesmo local, mais adiante se construiu o altar de sacrifício do templo de Salomão, no lugar onde havia sido dedicado.
Saibam algo muito interessante, o povo de Israel entrou na terra de Canaã e conseguiu conquistar toda a terra de Canaã menos um lugar e por muito tempo. Era o monte de Moriá, e neste lugar era onde se faziam os mais atrozes sacrifícios e celebrações pagãs e onde se sacrificavam inclusive filhos aos falsos deuses. Era no monte Moriá. E satanás se apegou neste monte com toda a força que tinha e não queria soltar o monte porque sabia que o monte havia sido dedicado. Ele havia visto o sacrifício de Isaque e sabia o que representava, sabia que representava o lugar onde se construiria o altar de sacrifício no santuário no futuro. Era um lugar que havia sido dedicado por Deus.
Estão vendo porque estamos lendo isso. Notem o que diz em 2 Crônicas 3:1 quando se construiu o templo onde foi construído.
E começou Salomão a edificar a casa do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o SENHOR aparecera a Davi seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu.

Onde se construiu o templo de Salomão? Se construiu no lugar que havia sido dedicado quando Abraão levou o seu filho para ser sacrificado sobre este monte.
Sendo assim a semente de Israel foi plantada quando Deus chamou a Abraão e teve sua semente Isaque.
O festival da dedicação é quando Abraão leva seu filho e dedica no lugar onde vai estar o lugar de sacrifício mais adiante no ano de agricultura judaico.
Agora tem outro detalhe interessante. E é que Deus tinha dado uma profecia de tempo, e recordem todos estes detalhes porque vamos voltar neles quando formos ver o êxodo de Cristo e o êxodo da igreja cristã que segue a mesma ordem do santuário.
Deus havia dado uma profecia, e é que depois que se plantava a semente e depois que dedicava o lugar onde ia estar o altar de sacrifício onde depois foi construído o templo. Iria vir um período de apostasia e escravidão para o povo de Deus. Um tempo de obscuridade. Qual era a próxima estação depois que era feito plantio da semente no Outono? Que tempo que era escuro, frio e infértil? Inverno.
Ou seja, depois do plantio da semente de uma grande nação em Isaque, depois da dedicação do lugar onde se construiria o altar do templo de Salomão, o povo caiu em um período de vil e terrível servidão, e apostataram da fé, se esqueceram do sábado, começaram a comer carnes proibidas por Deus, começaram a adorar os ídolos que adoravam os egípcios, começaram a praticar idolatria e imoralidade e esqueceram-se de grande parte da verdade de Deus.
Vamos a Êxodo 2 e vamos ver o inverno de Israel, escravos, servos no Egito, obscuridade, frio, infertilidade. Em Êxodo 2, depois do altar, depois do plantio da semente, a semente fica por um tempo latente e quieta por causa do frio, e o mesmo passou com Israel no Egito. Vamos a Êxodo 2 e vamos começar lendo os últimos versos Êxodo 2:23.
 23 
Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus.

Vem um período de terrível servidão um inverno obscuro, frio e infértil onde não tem luz, onde tem se perdido toda a verdade, e diz no verso 24
 24 
Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó.

Como tinha dito Deus, Ele tinha dado uma profecia de que este tempo de inverno iria existir. Notem o que diz em Êxodo 12 tem uma profecia de tempo exato que vai durar o inverno de Israel, que veio depois do plantio da semente e da dedicação do altar.
Êxodo 12:40
40 
Ora, o tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.

Agora vamos a Genesis 15:13 e vamos ver porque habitaram esse tempo ali. Deus tinha dado uma profecia de tempo e durante quanto tempo iria durar o inverno não se esqueçam disso, Genesis 15:13.
13 
Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,

Quando começou a servidão de Israel?
Saibam que o santuário tinha 4 lugares chaves, tinha o átrio, o lugar santo e o lugar santíssimo, mas tem um lugar que não temos mencionado que é a parte do acampamento, que fazia parte do tabernáculo. O acampamento se chamava o “acampamento do santuário”. Agora eu quero perguntar o seguinte, quanta esperança de salvação tinha as pessoas do acampamento sem o santuário? Nenhuma.
Ou seja, no acampamento eles estavam em sujeição e servidão. E ao menos que viessem ao santuário, estavam perdidos, e é isso que estamos mencionando aqui, a semente o cordeiro vinha de onde? Do acampamento, se dedicava e separava no acampamento e logo se levava para sacrifica-lo no altar.
Igual nos dias de Abraão quando se dedicou o lugar onde seria o sacrifício e mais adiante o cordeiro foi colocado sobre este altar estão entendendo?
Quem controlava e dominava Israel? Como se chamava o líder do Egito que dominava Israel? Faraó, e como se chamava o Faraó na bíblia?
Ezequiel 29:3 diz o seguinte:
 3 
Fala, e dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis-me contra ti, ó Faraó, rei do Egito, grande dragão, que pousas no meio dos teus rios, e que dizes: O meu rio é meu, e eu o fiz para mim.

Como é mencionado Faraó? O grande dragão. Ou seja que, Israel era escravo do grande dragão. Estavam na servidão do grande dragão. E satanás é conhecido como príncipe das trevas. E qual a característica do inverno? Trevas. Estão vendo o paralelo? O grande dragão, o príncipe das trevas. O povo perde a verdade, fica escravo no Egito, um inverno de servidão. Mas Deus havia dado uma profecia de tempo exato. E havia dito que depois de 400 anos precisamente no dia exato, o povo de Deus seria liberto do grande dragão.
Como eles foram libertados do grande dragão?
Antes de respondermos esta pergunta vamos a Êxodo 12:40,41
Onde foi dada a profecia de que o povo iria permanecer todo este tempo no Egito? Em Genesis. No tempo de Abraão.
Vejam o que diz em Êxodo 12:40,41
 40 
O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.

 41 
E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do SENHOR saíram da terra do Egito.

E agora temos uma confusão, porque em Genesis disse 400 anos e aqui diz 430 anos até que se cumpriu a profecia. E Paulo diz em Gálatas 3:17 que foi 430 anos. Como resolvemos este problema? É muito simples.
Os 400 anos cobrem o tempo em que o altar foi dedicado com Isaque. Os 430 anos incluem o tempo antes disso quando Abraão foi chamado por Deus. Ou seja os 430 anos são do tempo quando Abraão foi chamado, os 400 anos são do tempo quando Isaque foi levado ao monte Moriá e o lugar foi dedicado para o altar que se iria construir ali. Mas o ponto chave aqui é que diz que saíram todos no mesmo dia quando se cumpriu a profecia. Eles saíram do Egito.
E o que marcou a saída do povo do Egito? O que vinha depois do inverno? Primavera. E qual era o primeiro festival da primavera? A páscoa. O que foi que marcou o fim da servidão e das trevas e da escravidão do dragão do Egito? O sacrifício do cordeiro. Vamos ler em Êxodo 12:5 diz assim:




 5 
O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.

 6 
E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês*, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde**.
*Quando é comemorado a páscoa? 14 de Nisã.
 **Algumas versões diz “entre as duas tardes” que na verdade quer dizer entre o período das três horas da tarde até o momento em que se oculta o sol, dentro deste período.

 7 
E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.

 8 
E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos*; com ervas amargosas a comerão.
*Qual é o segundo festival depois da páscoa? Pão sem fermento. O pão sem fermento representa Cristo. A páscoa não somente representa Cristo. Mas também representa o momento quando Israel é libertado do Egito. O pão sem fermento representa a libertação de Israel do Egito.

 9 
Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.

 10 
E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.

Viram como estamos seguindo o ano de agricultura? No outono é feito o plantio da semente. E a nação de Israel foi semeada quando se chamou Abraão e ele teve a Isaque que é a semente.
E logo depois disso o altar foi dedicado, e este festival é o festival de dedicação. E logo depois disso vem o inverno de escuridão e servidão quando se perde a verdade. Mas a servidão ao dragão é interrompida pelo que? Pela primavera. Surge a luz das trevas surge a vida da morte, no festival da páscoa que era uma festa primaveral. E o que fez Israel? Sacrificou um cordeiro.
Agora vamos um passo mais adiante. Qual era o seguinte móvel do santuário? A pia.
Qual é a pia de Israel? A pia era quantos dias depois do altar? O festival das primícias era quantos dias depois da páscoa? Quantos? Três dias.
O que é a pia de Israel? O que representava a pia segundo temos estudado? O batismo.
Depois que Israel sacrificou o cordeiro. E morreu o primogênito do dragão. Onde foi Israel.
1 Coríntios 10, queridos irmãos a bíblia é matemática, teria que ser um super gênio para que pudesse escrever estas coisas em sua ordem perfeita. É impossível para um homem deixar tudo tão organizado de forma perfeita.
1 Coríntios 10:1,2
 1 
Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.

 2 
E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,

Qual é então o próximo passo do povo de Israel? Seu batismo. E que festival se comemorava o batismo? As primícias. No batismo morremos e ressuscitamos. Por isso que se chama a lavagem da regeneração em Tito 3:5.
 5 
Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,

Na pia da regeneração. O que significa regenerar? O que significa gerar? O que é gerador? Algo que da energia para produzir luz. Agora se a luz é a apagada o que tem que fazer? Regenerar. Ou seja que regeneração significa que algo está morto e vai ressuscitar. A pia representa a ressurreição e no batismo morremos no pecado e ressuscitamos a uma vida completamente nova.
Israel foi levado então ao batismo no mar vermelho. E alguns dizem que, se a pia representa o batismo então temos que notar um texto muito interessante em 1 Reis 7:24, infelizmente este não é um assunto que dá para se resumir em poucos minutos porque o santuário é algo infinito, sem limites, algo que expande a mente humana, e sempre quando lemos aprendemos algo novo. Cada vez que estudar este tema e qualquer outro da bíblia vai aprender algo novo. Porque a bíblia é inesgotável. O santuário é inesgotável.
1 Reis 7:23,24 está falando da pia que foi construída no templo de Salomão, e como ela se chamava:
 23 
Fez mais o mar de fundição, de dez côvados de uma borda até à outra borda, perfeitamente redondo, e de cinco côvados de alto; e um cordão de trinta côvados o cingia em redor.

 24 
E por baixo da sua borda em redor havia botões que o cingiam; por dez côvados cercavam aquele mar em redor; duas ordens destes botões foram fundidas quando o mar foi fundido.

Com se chamava a pia no templo de Salomão? Se chamava mar. E representava que mar? O mar vermelho. E o que aconteceu ali? O povo de Deus foi batizado no mar.
E essas são as primícias.
E quando Israel sai do outro lado do mar, o que aconteceu com o dragão e com os seus antigos inimigos? Foram sepultados nas aguas. Israel nasce uma nova nação. Uma nova criação.
Os antigos inimigos e o dragão foram sepultados. E o povo de Israel ressuscita do outro lado do mar. Um povo renovado, livre, livre por duas coisas. Pela morte do cordeiro e pelo lavar do batismo na pia. E agora eles chegam a ser a colheita, os feixes da colheita de Deus. Chegam a ser o povo especial e escolhido de Deus.
Mas ainda não foram ceifados como nação, a semente foi semeada antes mas ela germina quando se sacrifica o cordeiro. A colheita inicial se vê quando eles saem do outro lado do mar, quando os feixes do povo de Deus, um povo livre e renovado, começam a dar os primeiros frutos. Mas a grande colheita de Israel como nação é quando? Cinquenta dias mais tarde, exatamente quando eles chegam ao pé do monte Sinai e celebram o festival do pentecostes.
Então, nós vimos até agora o acampamento, que eles eram escravos no acampamento.
Mas aconteceu que a semente foi semeada através de Isaque e chegou a ser uma tremenda nação uma tremenda colheita.
O altar foi dedicado no inverno. Se perdeu a verdade, houve apostasia, houve servidão na obscuridade do inverno.
O inverno é interrompido então pela luz que começa amanhecer e essa começa com o sacrifício do cordeiro, e o derramamento do seu sangue. Então a semente morre e germina.
E então Israel do altar do sacrifício passa pela pia pelo mar e são batizados, e então qual é o próximo lugar do santuário?
O Lugar Santo.
O que tinha no Lugar Santo? O candelabro.
Vamos ver em Êxodo algo interessante. Aconteceu algo interessante quando o povo de Israel saiu do Egito.
Qual o propósito do candelabro? O que o candelabro fazia no Santuário? Dava luz. O que acontece imediatamente depois do batismo de Israel?
Diz assim em Êxodo 13:21
 21 
E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.

O que tinha no candelabro? Fogo. E qual é o propósito do fogo? Para guiar e iluminar o caminho.
Israel tinha um candelabro depois do seu batismo? Claro que sim.
Que outro móvel havia no lugar santo? Vamos a Êxodo 16, veja que interessante este assunto, pura matemática, Deus descrevendo pelo santuário a história de Israel. É isso que Ele está fazendo. Descrevendo a história de Seu povo. Ele dá uma foto, um edifício e diz neste edifício você vai ler a história do meu povo do começo ao fim. De Israel, da igreja, de Cristo, de cada um de nós, dos festivais, da agricultura, tudo intercalado e relacionado.
Veja o que diz em Êxodo 16 e do que fala Êxodo 16 a respeito do maná que caiu do céu. E o que era o maná? Como chama a bíblia? Pão de anjos. (Salmos 78:25). Aqui está a mesa dos pães.
O povo era iluminado pela luz do candelabro que era a coluna de fogo, era alimentado pelos pães da mesa que era o maná. Os pães da preposição. Agora o que representa o pão?
Veja em João 6:51
 51 
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

Aqui Jesus diz que é o pão do céu e qual foi o pão que desceu do céu no antigo testamento? O maná. E aqui Cristo diz que esse pão que foi dado ao povo de Israel é Ele.
O pão representava a Cristo, e o vinho? O sangue de Cristo.
Agora que outro móvel havia ali? O altar de incenso. E o que era feito no altar de incenso? Quando o povo pecava suas orações eram levadas a Deus. Representava a intercessão de Cristo. A bíblia diz em 1 João 2:1 assim:
 1 
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Onde Cristo advoga por nós? No altar de incenso.
Quem no antigo testamento simbolizou a intercessão de Jesus no altar por seu povo?

Diz aqui em Êxodo 32:31
 31 
Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.
Não temos este problema de fazer deuses de ouro não é verdade...?

 32 
Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.

O que Moisés está fazendo? Está intercedendo pelo povo no altar. Ellen White no livro Primeiros Escritos pg. 38 diz que Cristo diante da presença do Pai no altar de incenso disse, “meu sangue, meu sangue, meu sangue.” Quando se repete uma coisa três vezes é porque é muito importante. Jesus intercede, advoga, pelos pecadores.
“Jesus estava vestido com trajes sacerdotais. Ele olhou compassivamente para os remanescentes, levantou então as mãos, e com voz de profunda compaixão, exclamou: "Meu sangue, Pai, Meu sangue! Meu sangue!" (Primeiros Escritos pág. 38).
Como se Jesus dissesse se não posso trazer meus filhos aqui, se Tu Meu Pai não os pode perdoar pela virtude do meu sangue me tira então de Teu livro. É assim que Jesus se identifica com seu povo. Glória ao Senhor. Que maravilhoso salvador temos. Ele disse ao seu Pai, se não posso trazer meus filhos aqui que tanto amo, tira-me também. Que tremendo.
Paulo também escreveu em Romanos 9:3 isso e disse “eu estaria disposto a ser maldito se pudesse salvar meu povo Israel”.
Esse também é o mesmo espirito de Abraão quando intercedeu por Sodoma e Gomorra, lembram? Se há 50 justos, 20, 10, 5 justos Senhor? Salvará a cidade?
Este é o mesmo espirito, pois este é o altar de intercessão.
Agora chegamos até o lugar santo. E falta o lugar santíssimo. Vamos a Êxodo 19, depois que o povo sacrificou o cordeiro na páscoa, depois que ressuscitou das águas na pia do mar vermelho, depois que o povo foi dirigido pela luz e alimentado pelo pão para fortalecê-los fisicamente até lá e no contexto de Moisés intercedendo no altar pelo seu povo, agora Deus vai fazer algo tremendo em Êxodo 19:3.
E subiu Moisés a Deus, e o SENHOR o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:

 4 
Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;

Quando foi que Deus fez o pacto com Israel? Quando chamou a Abraão? Quando os tirou do Egito? No monte Sinai? Quando eles chegaram a ser o povo especial e escolhido de Deus? Quando foi feita a grande colheita da nação de Israel como povo escolhido de Deus? Quando se formou o pacto.
É no momento do voto quando o povo chega a ser escolhido de Deus e Deus chega a ser do povo.
Não é assim no matrimonio quando marido e mulher fazem os votos um ao outro? No momento do pacto do matrimonio e então um passa a pertencer ao outro?
Se formos em Patriarcas e Profetas pág. 303 diz que o povo de Israel passou a ser incorporado com a Igreja de Deus no monte Sinai.
“Logo depois de se acamparem no Sinai, Moisés foi chamado à montanha a encontrar-se com Deus. Sozinho subiu a íngreme e áspera vereda, e aproximou-se da nuvem que assinalava o lugar da presença de Jeová. Israel ia ser agora tomado em uma relação íntima e peculiar para com o Altíssimo - sendo incorporado como uma igreja e nação sob o governo de Deus.(Patriarcas e Profetas pg. 303)

Foi ceifada como uma grande nação, mas quando foi semeada esta grande nação? Esta nação foi semeada nos dias de Abraão e foi ceifada no monte Sinai.
Vejam esse conceito em Êxodo 19:5 e 6.
Diga-se de passagem isso aconteceu no Sinai antes de ser dado a lei.
Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

 6 
E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

Ou seja aqui Deus tem a colheita de um povo. E então diz que Moisés vai e fala com os anciãos de Israel e notem a resposta no verso 8.

 8 
Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado, faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo.

Quando Deus ceifou uma grande nação? No monte Sinai. Agora que cômodo falta?
O Santíssimo. Vocês acreditam que era plano de Deus esperar 40 anos para introduzir o povo de Israel em Canaã? Não era o plano de Deus. O plano de Deus era que Israel fosse santificado no Monte Sinai. E levá-los imediatamente. Ou seja, que a vida deles fossem colocadas em harmonia com a lei de Deus no Sinai, e fossem levados diretamente para terra de Canaã.
Vocês sabiam que no ano da agricultura judaico não era o plano de Deus que houvesse um verão e muito menos um inverno? Era plano de Deus de que o povo de Israel semeasse e estivesse colhendo tão rápido que as semeadura alcançariam a colheita. Não haveria um verão de seca, esse era plano de Deus.
O plano de Deus era que do Lugar Santo o povo fosse conduzido imediatamente para a experiência do Lugar Santíssimo. Agora eu pergunto, teve um homem no monte Sinai que experimentou a experiência do Lugar Santíssimo? Sim ou não?
Quando Moises desceu do monte qual era sua característica? Diz a bíblia em Êxodo 34 que o rosto de Moises brilhava com a glória de quem? Leia II Coríntios 3, brilhava pela glória de Cristo.
E o que revelou Deus no monte Sinai? Sua lei.
Quem escreveu a lei? Deus? Qual das pessoas da divindade? Há um Deus composto de três pessoas, e qual dos três escreveu os dez mandamentos? Ou foram os três? Foi o Espirito Santo.
Nunca ouviram isso antes? Quem escreve a lei no nosso coração como diz a bíblia? O Espirito Santo. É o que diz em Jeremias 31:31-34, que iria escrever nas estranhas, nos nossos corações. Deus escreveu a lei de dEle no coração de Moises? O que tinha em cima da arca do concerto onde estava a lei? O que se manifestava sobre a arca era a glória do Senhor. E quando Moisés desce do monte o que ele tem no rosto? A glória de Deus. A lei estava dentro da arca do concerto e a glória de Deus sobre ela.
Então se Moisés tem a glória no seu rosto porque a lei deve estar escrita na arca do seu coração. Era este o plano de Deus para todo o povo. Ou vocês acham que Deus é exclusivista de mais, e não queria que outros compartilhassem? Deus queria isso para todo o povo. O problema é que o povo não viu nada mais do que uma lei em tábuas de pedra. Como muitos adventista veem diga-se de passagem.
Vamos voltar ao assunto do Espirito Santo. Pois sei que ficaram intrigados com isso.
Vamos a Êxodo 31:18
18
E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

É a única coisa na bíblia que foi escrita com O Dedo de Deus. A única. Vocês creem que os Dez Mandamentos são especiais porque Deus escreveu com o seu próprio dedo? Quem se atreverá a colocar o seu dedo nas tabuas da lei escritas com o dedo de Deus?
Sem dúvida existe um poder no mundo hoje que diz haver mudado os Dez Mandamentos de Deus. O homem tem colocado o seu dedo na lei. Lei essa que foi escrita com o Dedo de Deus.
Agora vamos entender que o Dedo de Deus é o Espirito Santo.
Vamos abrir a bíblia em Mateus 12:28 e ver por quem foi escrito os dez mandamentos. O Dedo de Deus.
28
Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.

Agora vamos a Lucas 11:20 e vamos ver o mesmo versículo mas com palavras diferentes.
20
Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.

O que é o dedo de Deus? É o Espirito de Deus. Porque se diz que Sua lei foi escrita com letras de fogo? O fogo representa o que na bíblia? O Espirito Santo.
Não era plano de Deus de que o dia da expiação fosse celebrado bem no outono com um verão no meio.  Vamos ler uma passagem muito interessante que encontramos com respeito a este ponto. Levítico 26:2-5 e vamos ver que não era plano de Deus que houvesse um verão.
Essa ideia de festivais primaverais e festivais outonais veio porque Deus sabia que o povo ia apostatar e teria que ter um verão seco, mas isso não era o plano original de Deus. De que o povo sofresse e vagasse pelo deserto quarenta anos. Era sim o plano de Deus que no Sinai se celebrasse no lugar santo e que o povo fosse santificado, a lei fosse escrita nos corações e então ir para Canaã, ou seja, o dia da expiação devia se realizar no mesmo monte Sinai.
E como é isso? Vamos ler para que possamos entender.
Levítico 26:2-5
2
Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o SENHOR.

3
Se andardes nos meus estatutos, guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes,

4
então, eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua messe, e a árvore do campo, o seu fruto.

5
A debulha se estenderá até à vindima, e a vindima, até à sementeira; comereis o vosso pão a fartar e habitareis seguros na vossa terra.

Preste atenção e veja o que Deus está dizendo aqui. Que a terra produziria tão continuamente que a colheita e o plantio seriam ao mesmo tempo. Seria um ciclo constante. Sempre colheita, sempre colheita, não teria verão.
Era plano de Deus que ao experimentar serem guiados pela luz, ao participar do pão, a intercessão de Moisés, ao crescer no Lugar Santo. Porque foi assim, eles morreram no altar, nasceram na pia, cresceram no Lugar Santo e deviam alcançar a perfeição no Lugar Santíssimo para entrar em Canaã. E aí vocês dizem como sabemos que Deus queria que se realizasse o dia da expiação, a separação dos bons e dos maus no dia da expiação, e o festival dos tabernáculos ali mesmo?
Veja o que diz em Êxodo 19:10-18
10
Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,

O que o povo fazia no dia da expiação? Você pode ler em Levítico 23 eles deviam lavar suas roupas, deviam se congregar ao redor do santuário e deviam afligir suas almas.
Antes de Deus dar sua lei o que foi que Ele disse? Santifica-os hoje e amanhã e lavem suas vestiduras. Versos 11 e 12.
11
E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o SENHOR descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.

12
E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá.

Qual foi a ordem que Deus havia dado ao povo com respeito ao santuário no dia da expiação? Eles podiam entrar no santuário? Não. Podiam entrar onde estava a lei? Não. E aqui nos diz que no monte Deus iria dar Sua lei e Ele diz, não se aproxime, não toque, qualquer que tocar o monte morrerá. Tem que afligir sua alma no dia da expiação, e se não acontecesse isso a pessoa morreria, e era tirada do meio do povo.
Aqui temos a preparação. Verso 13.
13
Nenhuma mão tocará nele; porque certamente será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá; soando a buzina longamente, então subirão ao monte.
O que é uma buzina?  Uma trombeta. E qual era o festival que anunciava o dia da expiação? As trombetas. O festival das Trombetas. Continuando no verso 14:

14
Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram as suas roupas.

Onde somos santificados no tabernáculo? No Lugar Santo. E onde é a justificação? No átrio. No átrio somos perdoados no altar e regenerados na pia.
No Lugar Santo crescemos comendo o pão que é o estudo da palavra. Orando no altar de incenso, e dando nossa luz ao mundo no candelabro.
Sendo assim, aqui diz que Moises desceu do monte até o povo e santificou o povo e lavaram suas roupas.
Não esqueçam destes detalhes, é muito importante. Deus queria que a expiação fosse no monte Sinai. Vamos ler um texto sobre isso em um momento.  Versos do 15 até o 18:
15
E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.

16
E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.
17
E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.

18
E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.

O que aconteceu quando foi dada a lei? Primeiro foi ouvido o som do que? Trombetas. O povo se preparou antes é claro. Foi ouvido o som de trombeta, e então Deus desceu sobre o monte e quando desceu sobre o monte em fogo. E não apenas isso mas diz que houve trovoes e relâmpagos e um terremoto. Essa é uma experiência do Lugar Santíssimo, mas como sabemos disso?
Apocalipse 11:19 e vamos encontrar uma verdade tremenda. O que acontece quando é vista a arca da Aliança onde está a lei de Deus? Vamos ver:
19
Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada.

Quando foi que Deus queria que fosse realizado o dia da expiação que acontece no Lugar Santíssimo? No Monte Sinai. E era o plano de Deus leva-los diretamente a Canaã para comemorar o festival dos tabernáculos. Este era o plano de Deus.
Vamos encontrar no Êxodo de Israel moderno, da Igreja Adventista, que não era plano de Deus que estivéssemos aqui hoje, tendo esses estudos.
Deus queria que Israel no monte Sinai passasse rapidamente do Lugar Santo e se prepara-se para encontrar com o seu Deus. Mas o único que experimentou isso foi Moisés porque o Espirito que gravou a lei em tábuas de pedra, gravou a lei no seu coração. E é isso o que Deus queria fazer com o povo.
Quantos entendem isso? Não é maravilhoso este assunto? Que tremendo o plano da salvação da história de Israel como se revela no Santuário.
Agora vamos rapidamente a Apocalipse 16 e veremos a sétima praga. Quando acontece a sétima praga? Quando termina o mundo. Porque cai a sétima praga sobre os ímpios e porque eles são castigados?
Vocês lembram que em Apocalipse 11:19 diz que houve vozes, relâmpagos e um terremoto quando foi visto a Arca da Lei. Então na sétima praga se explica porque razão os ímpios são destruídos. Vamos ver em Apocalipse 16:19-21 diz assim:
19
E a grande cidade se dividiu em três partes, e caíram as cidades das nações. E lembrou-se Deus da grande Babilônia para dar-lhe o cálice do vinho do furor da sua ira.

20
Todas as ilhas fugiram, e os montes não foram achados;

21
também desabou do céu sobre os homens grande saraivada, com pedras que pesavam cerca de um talento; e, por causa do flagelo da chuva de pedras, os homens blasfemaram de Deus, porquanto o seu flagelo era sobremodo grande.

Houve uma grande saraivada quando se abriu a Arca da Aliança em Apocalipse 11:19? E vocês acreditam que esse granizo ou essa saraivada é de agua? Essa saraivada não é de agua, não é gelo, são pedras de fogo! Leiam Ezequiel 38 e 39(Ezequiel 38:22) e encontrarão que as pedras de granizo são pedras de fogo. O que desceu sobre o Monte Sinai? Fogo. Notem os versos 17 e 18.
17
E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito.

18
E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto.

O que é que Deus vai revelar quando vier pela segunda vez no céu? Sua lei. Porque foi o que aconteceu em Êxodo quando revelou sua lei. Eu quero dizer que estamos tratando de coisas bem sérias. Este não é um assunto intelectual e acadêmico. A sagrada escritura diz claramente que somente aqueles que guardam os mandamentos por amor a Deus que vão se salvar.
Que terrível será quando se abrir o céu e se ver o trono e a Arca da Aliança e os homens e as mulheres verem as tábuas da lei e nas tábuas da lei tiver um mandamento que diz, “seis dias trabalharás, farás toda sua obra, mas o sétimo dia é do Senhor seu Deus.” Mas infelizmente vai ser muito tarde, porque escolheram a tradição ao invés de escolher o que diz a palavra de Deus.
Ah mas minha família vai se opor, meus amigos vão me abandonar. É muito melhor ter a Deus de amigo do que ter os homens de amigos. A bíblia diz que “é melhor obedecer a Deus do que aos homens.”
Deus quer escrever Sua lei no coração dos seres humanos.
Deus revelou o Santo Espirito no monte Sinai. Alguns dizem, a lei é letra, e a letra mata, mas o Espírito vivifica. Sabem o que eu digo para essas pessoas? Sabem quem deu a lei? O Espírito. O Espírito mata? Então perguntam onde diz que foi o Espirito que deu a lei? E aí você lê os versículos e eles ficam com a boca aberta.
A lei foi dada pelo Espírito Santo e a lei é espiritual. O sábado foi dado pelo Espirito Santo. E a lei foi escrita no coração de Moisés no Sinai. E é o mesmo que Deus queria fazer com o seu povo. E Deus recompensou a Moisés levando ele para Canaã, não a terrenal mas a celestial.
Vamos concluir.
Israel recusou a lei de Deus no Sinai. A lei em tábuas de pedra. E portanto a bíblia diz que eles chegaram a passar por um verão, que é o que havia entre a primavera e o outono. E qual foi o verão de Israel? Lembram-se? Chegaram até na divisa da terra prometida, haviam saído do Sinai, e Deus diz, agora entrem na terra e tomem posse dela, festa dos tabernáculos.
Houve as trombetas e o dia da expiação no Sinai e agora Deus diz, tomem a terra. Entre e descansem de seus inimigos, entrem na terra de tomem posse dela. Ela mana leite e mel.
Mas como o povo havia recusado a Deus no Monte Sinai, havia o aceitado apenas de boca, havia visto a lei como um código em tábuas de pedra, porém não haviam permitido que o Espírito Santo escrevera a lei em seu coração para que pudessem servir a Deus por amor.
Por essa razão quando chegaram a Cades Barneia e mandaram os doze espias e eles regressaram segundo diz em Números 13, e dez espias trouxeram um relatório ruim e somente dois trouxeram um bom relatório. O povo se rebelou contra Deus, e tiveram que vagar quanto tempo? Quarenta anos de verão no deserto seco, infértil, de morte, com serpentes, com calor, areia, nada de vegetação, por quarenta anos, um ano por cada dia que os expias haviam passado observando a terra prometida.
O que vinha depois do festival de pentecostes, depois da colheita grande, o que vinha? Depois da primavera que concluía o festival de Pentecostes, diga-se de passagem o que caiu no dia de pentecostes sobre os apóstolos? Sobre a igreja cristã? Caiu o Espírito Santo em línguas de fogo.
E Deus revelou aos discípulos sua lei e vamos encontrar isso em Atos 2 no dia de pentecostes apostólico aconteceu o mesmo que no Monte Sinai. Mas assim como aconteceu no Monte Sinai o povo não aceitou, os apóstolos por um tempo andaram bem no meio da apostasia e na idade escura.
Diga-se de passagem quantos homens apresentaram a mensagem positiva de que deviam tomar a terra como herança? Apenas dois e se chamavam Josué e Calebe, não se esqueçam disso pois quando formos falar da história da igreja cristã no santuário vamos voltar a estes dois homens também. Na história da igreja cristã também houve problemas para entrar na terra, e por isso estamos vagando no deserto até os dias de hoje.
E depois de quarenta anos o que aconteceu?
Quando o povo chegou novamente na divisa de Canaã, na divisa do rio Jordão, nas colinas de Moabe, houve uma tremenda apostasia final. Lembram-se? Quando morreram vinte e quatro mil homens? Quando Deus fez a separação entre bons e maus antes de entrar em Canaã? Lembram-se deste episódio? Quando Balaão tratou de amaldiçoar Israel e ao invés de amaldiçoar o povo de Israel ele abençoava. Porque não havia iniquidade em Israel.
E depois de tentar várias vezes amaldiçoar Israel de fora, ele mudou de método e ao invés de atacar de fora, introduziu a apostasia de dentro do povo. E então as mulheres de Moabe se infiltraram no acampamento e os homens tiveram relações sexuais com as idolatras e imorais mulheres de Moabe.
Como resultado disso, Deus veio ao tabernáculo como diz em Números 25, Deus veio ao tabernáculo para executar um juízo, para separar o seu povo. Bons de maus.
Que dia é este? Quando era feita a separação? O dia da expiação. E depois de fazer a expiação sabe o que fez Deus? Números 26 diz que Deus mandou recensear o povo, numerar o povo.
O que acontece quando termina o dia da expiação segundo o livro de Apocalipse? Todos os servos de Deus estão separados, selados, e qual o número deles? Os 144 mil. Assim como em Números 26 é feito um recenseamento.
E finalmente o povo se estabeleceu em Canaã. Entrou em Canaã. O Êxodo de Israel termina quando se constrói o templo de Deus feito por Salomão e se coloca a arca no Templo.
Se lermos os Salmos 104 ao 107 ali claramente começa com o chamado de Abraão e termina com o estabelecimento do povo na cidade de Jerusalém nos dias de Salomão.
Este é o Êxodo, por isso estamos pegando a história do Êxodo no Santuário desde o tempo de Abraão até quando se estabeleceu o Templo em Jerusalém. E o que acontece com o Templo em Jerusalém?
A arca que tanto tinha vagado é colocada no Lugar Santíssimo. O Êxodo não termina até que a arca chega ao seu repouso final e o povo chega a sua cidade e repouso final.
Quando termina o êxodo nesta Terra? Quando Jesus voltar. Sendo assim a arca foi colocada no Templo construído por Salomão e sabem em que festival dedicou o Templo de Salomão? No festival dos tabernáculos.
1 Reis 8:2,6,13 nos diz que o povo finalmente se estabeleceu em Canaã.
Que tremendo simbolismo encontramos na história de Israel, encontramos no santuário desde de o acampamento até o lugar santíssimo em sua ordem perfeita. O programa que o povo Israel seguiu durante todo o período do Êxodo.
Sabem algo? O santuário também ilustra nosso êxodo pessoal e vamos ver isso mais adiante, nosso próprio êxodo pessoal e os passos que temos que seguir se queremos mesmo nos salvar.
A primeira coisa que temos que fazer é aceitar o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que é Cristo Jesus. Não há um sacerdote, um santo, uma tradição nada que tire nosso pecado. Senão Cristo o Cordeiro de Deus imolado antes da fundação do mundo. E quando vamos a Cristo e pedimos perdão pelos nossos pecados, Ele apaga todos os nossos pecados passados. Glória ao Senhor, porque eu tenho muitas coisas que quero apagar, esquecer.
E eu sei que diante da vista de Deus, Ele me aceitará porque tenho ido a Cristo e o Cordeiro perdoou meus pecados.
Mas não é suficiente dizer, eu aceito a Cristo, aceito que Ele me perdoe.
O segundo passo para poder se salvar é ser regenerado. Não é suficiente ser batizado com a morte, precisa ser batizado com a regeneração. De nada vale que Deus enterre meu passado se continuo morto. É necessário que eu ressuscite para uma nova vida, pelo poder do Espírito Santo, e isso acontece em que lugar do santuário? Acontece na pia. E o que representa a pia? O batismo por imersão, sepultando na água juntamente com Cristo para enterrar os pecados e quando saio recebo o dom do Espírito Santo, o poder para obedecer a Deus.
E então entro no Lugar Santo e ali começo a comer a palavra de Deus, estudar a bíblia. E quando eu como o que acontece? Eu cresço e então começamos a crescer comendo a palavra. Mas se pecamos depois do batismo não nos perdemos para sempre. Porque temos um advogado junto ao Pai. E então no altar elevamos nossas orações a Jesus, e nos convertemos em canais de luz para iluminar o mundo por meio de nosso testemunho de nossa vida santificada.
E então no processo de crescimento Deus escreve a lei no meu coração de tal maneira que passo a ser bondoso, amoroso, cortês, carinhoso, passo a ser pacifico com o é Cristo Jesus, Cristo em nós Esperança de glória.
Agora eu quero falar com os que não são membros da Igreja Adventista, os que não são batizados por imersão e não sepultaram ainda nas águas os seus pecados, vocês viram o processo da salvação e a importância de tomar os passos que Cristo Jesus tem indicado.
Eu quero perguntar a vocês, quantos querem dizer ao Senhor Jesus Cristo, eu te aceito como Cordeiro de Deus para que quite meus pecados da minha vida?
Agora sabem que não podemos aceitar a Cristo sem sermos batizados, porque Jesus disse, “o que crer em Mim e for batizado este será salvo”.
Quantos hoje querem dizer a Jesus Cristo, eu creio e quero ser batizado para nascer de novo e crescer em Ti, desejo em um futuro me batizar e me unir definitivamente com Jesus?
Amém.



_____________________________________________________________
PASTOR STEPHEN BOHR
Apesar de ter nascido em Wisconsin, o pastor Stephen Bohr cresceu na Colômbia e na Venezuela, onde seus pais serviram como missionários.
Durante mais de trinta anos, ele tem atuado como um pastor, conselheiro da juventude, professor de teologia e evangelista. É reconhecido internacionalmente por sua série de apresentações de "Descobrindo os Mistérios do Gênesis."
No momento é pastor da Igreja Adventista Central, na cidade de Fresno, Califórnia, e é também diretor e orador dos Segredos selados (Secrets Unsealed), uma entidade sem fins lucrativos que se dedica na produção de material audiovisual sobre os principais ensinamentos da Bíblia.
Sua esposa, Aurora, é nativa da Colômbia. Eles têm um filho, Stephen e uma filha, Jennifer.
_____________________________________________________________
Este estudo faz parte de uma série de palestras apresentada pelo Pr. Stephen Bohr, onde foi traduzido do espanhol para o português, para que mais pessoas que não tem facilidade de entender o espanhol possam ler, aprender e viver estas mensagens, como não sou nenhum tradutor e tão pouco domino bem o idioma espanhol, pode ser que haja falhas e erros de traduções, mas que não atrapalham a bela pregação e a mensagem a ser trazida até nós. Tanto quanto foi possível foi mantida de forma fiel as palavras do pastor, podendo haver algumas mudanças apenas para dar maior sentido no nosso idioma.
Espero que sirva de grande inspiração para todos.

Traduzido por: Raphael dos Santos Oliveira.
_____________________________________________________________


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails