segunda-feira, 30 de junho de 2014

5 - Os Passos de Deus no Santuário - O Êxodo de Cristo Prefigurado





O Êxodo de Cristo Prefigurado

Quero convida-los a abrir suas bíblias em 1 Pedro 1:18-20.
Hoje vamos estudar o êxodo de Cristo no santuário, mas antes de fazer vamos inclinar nossa cabeça para pedir a benção de Deus ao Estudo da Sua palavra.

Vamos encontra no nosso estudo que o ano de agricultura judaico, as festas, a história de Israel e o Êxodo de Cristo no santuário seguem a mesma ordem, a mesma sequência do santuário que temos estudado.
Vamos começar no outono, é um bom lugar para se começar, e é onde sempre temos começado. O que acontecia no outono? Caía chuva e se plantava a semente que depois iria morrer, germinar e produzir fruto abundantemente.
Mas no Êxodo de Cristo surge a pergunta, quando foi plantada a semente do plano de salvação que iria levar a redenção de uma multidão de pessoas do reino de Cristo Jesus?


Acredito que vocês já sabem onde foi.
Vamos ler 1 Pedro 1:18-20
 18 
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

 19 
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

 20 
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;

Vamos ler algumas citações de outros textos de quando foi plantada a semente do plano de salvação.
Em Hebreus 13:20,21 diz assim:
 20 
Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,

 21 
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.

Nos séculos da eternidade, antes que homem pecasse Deus já tinha estabelecido a aliança onde haveria um sacrifício. Foi quando foi plantada a semente do plano de salvação.
Apocalipse 13:8 um texto conhecido mas que vale a pena ler novamente, diz assim:
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Quando foi plantada a semente do plano de salvação? Nos séculos eternos de acordo com as sagradas escrituras.
Deus criou Adão e Eva perfeitos, em lugar perfeito, sem mancha alguma de pecado. Mas antes disso Deus havia elaborado um plano de salvação, havia plantado a semente no concerto eterno que menciona em Zacarias 6:13. Havia sido feito uma aliança pelo plano da salvação.
Então Adão e Eva pecaram e trouxeram um inverno de escravidão e servidão para a raça humana.
Vamos em Hebreus 2:14,15 e ver a condição em que o povo ficou no mundo, em que a raça humana ficou depois que Adão e Eva pecaram. Vamos ver qual foi a situação do homem depois do pecado Hebreus 2:14,15

14 
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;

 15 
E livrasse* todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
* O que significa aqui livrar? Se tem que livrar é porque antes era escrava.

Em que situação se encontrou o homem depois do pecado? Em servidão.
Mas Deus havia plantado a semente da salvação. O pecado do homem e da mulher não pegaram Deus de surpresa, Deus não teve que inventar solução ao problema do pecado. A semente já havia sido plantada. E quando o homem e a mulher pecaram eles trouxeram um inverno de escravidão e servidão sobre a raça humana.
E como diz o livro de Romanos, “todos pecaram e estão destituídos da gloria de Deus, não há junto, não há um sequer” (Romanos 3:23). “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).
Um momento de inverno e escuridão. E o que representa escuridão na bíblia? Pecado. Um inverno de frio e de infertilidade.
Vocês se lembram qual o primeiro festival que dava um indício de esperança?
O festival das luzes, que também é conhecido como o festival da dedicação. O que acontecia neste festival? No festival da dedicação, foi dedicado o altar de sacrifício. E ao dedicar o altar de sacrifício, estava indicando que este altar tinha sido consagrado e que viria Um que iria morrer para libertar a raça humana.
Então o homem no meio da servidão e escravidão do pecado, cheio de terror e temor por causa da morte, quase sem esperança, viram então um raio de esperança. E esse raio de esperança encontramos em uma dedicação muito interessante.
Está em Lucas 1 e vamos ler vários versículos deste capitulo, e sabem que o festival das luzes tinha um símbolo e era um candelabro de nove braços? É isso? Não, o que estava no santuário tinha sete, mas se vocês buscarem imagens sobre a festa de hanukkah que acontece em dezembro, vocês vão encontrar que o símbolo que se usa para o festival das luzes de hanukkah é um candelabro de nove braços, os judeus não sabem o que estão fazendo. Mas o novo testamento explica. Lucas 1:59 em diante:

59 
E aconteceu que, ao oitavo dia, vieram circuncidar o menino, e lhe chamavam Zacarias, o nome de seu pai.

Levaram para circuncidar a criança. Como chamamos hoje isso que aconteceu? Dedicação.
Notem o que segue dizendo o texto:
60 
E, respondendo sua mãe, disse: Não, porém será chamado João.
 61 
E disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que se chame por este nome.

 62 
E perguntaram por acenos ao pai como queria que lhe chamassem.

Que dia que era circuncidado a criança? No oitavo dia.
Aqui está falando de João mas daqui a pouco vamos falar de Jesus. Verso 63
63 
E, pedindo ele uma tabuinha de escrever, escreveu, dizendo: O seu nome é João. E todos se maravilharam.
64 
E logo a boca se lhe abriu, e a língua se lhe soltou; e falava, louvando a Deus.

 65 
E veio temor sobre todos os seus vizinhos, e em todas as montanhas da Judéia foram divulgadas todas estas coisas.

A razão porque estamos lendo sobre João é porque vamos ver os versos 78 e 79.

Em que dia foi dedicado Cristo segundo diz em Lucas 2:21 também no oitavo dia. Mas tem um ponto que quero enfatizar vamos continuar lendo. Verso 66.
66 
E todos os que as ouviam as conservavam em seus corações, dizendo: Quem será, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele.

 67 
E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo:

Veja que agora Zacarias vai dar uma profecia quanto ao nascimento de outro menino. Verso 68:

 68 
Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo,

 69 
E nos levantou uma salvação poderosa* Na casa de Davi seu servo.
*Em algumas versões diz “um chifre de salvação”.
João Batista era uma salvação poderosa ou um chifre de salvação? Não. No Antigo Testamento o chifre de salvação é O Senhor, como diz em Salmos 18:2 “é a força (ou chifre) da minha salvação”.
Verso 70 segue dizendo:
 70 
Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;

 71 
Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam;

 72 
Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança,

 73 
E do juramento que jurou a Abraão nosso pai,
74 
De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor,

Quem é nosso pior inimigo? Satanás e o pecado. E vejam em qual situação o povo se encontrava quando João nasceu, em servidão, no inverno da infertilidade e escuridão.

75 
Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.

 76 
E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos;
               
João foi levantado para ir “ante a face do Senhor”. E quem é o Senhor? Jesus.
77 
Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados;

Agora notem o verso 78 porque é muito importante. Jesus antes de encarnar era Deus e depois também continuou sendo Deus mas com outra natureza. João 1 diz “no princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”. Mas quando Cristo encarnou chegou a ser também homem, uniu Sua divindade com a humanidade.
(Por um milagre que nós jamais vamos poder compreender), O Pai tomou a divindade de Jesus (e eu não posso explicar isso, só posso dizer o que aconteceu), e uniu com Sua humanidade e formou um bebê no ventre da bem-aventurada virgem Maria.
Ela era bem aventurada? Era virgem? E porque temos medo de dizer que era bem-aventurada? Pois a bíblia diz que ela era bem aventurada e em Lucas 1:48 diz que seria bem-aventurada por todas as gerações. De que direção da bússola Deus trouxe esse feto, mas não era um feto, esse embrião mas não era um embrião. De que direção trouxe Deus essa união da divindade com a humanidade para colocá-LO dentro do ventre de Maria?

 78 
Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou;

De que lado ficava a entrada no pátio de Santuário? Lado do Oriente. E o que representava o pátio? Representava a Terra.
Por onde Cristo entrou na Terra? Por onde Cristo foi encarnado no ventre de Maria? Em que direção da bússola? No Oriente. Até nisso se cumpre o simbolismo do Santuário.
Da mesma forma que o animal que era sacrificado era trazido pela porta do oriente, assim também Cristo foi encarnado pelo oriente e agora temos a ênfase sobre a luz quando Ele foi dedicado, diz o verso 79.

79 
Para iluminar aos que estão assentados em trevas* e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
*Em que estação estamos? No inverno.

Como é maravilhoso que a bíblia tenha tudo isso tão bem organizado e ordenadas. Não é coincidência. Nem o mais sábio do mundo, poderia pegar as festas judaicas, a história de Israel, o ano de agricultura, o êxodo de Cristo, o êxodo de da igreja, e nosso êxodo pessoal e ordenar de forma tão perfeita e sem contradição.
Para mim essa é uma das evidências mais tremenda de que as Escrituras são inspiradas por Deus. Porque somente Deus poderia coordenar tudo de uma forma tão perfeita e exata.
E sendo assim Cristo vem e entra pela porta oriental do tabernáculo. Vamos até João 1:14 e tem ali uma palavra que vou traduzir da minha maneira porque é mais leal ao grego.
14 
E o Verbo se fez carne, e habitou* entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
*Tabernaculou entre nós – a palavra grega é skenoo e é a mesma palavra que se usa no livro de Hebreus para se referir ao Tabernáculo de Reunião ou o Tabernáculo do Testemunho.

Sendo assim Cristo veio até a Terra para “tabernacular” entre nós, e entrou no átrio pelo oriente. Porque a primeira festa dava um vislumbre de que a escuridão, as trevas teria seu fim no altar de sacrifício, a festa da dedicação do altar do templo.
Vejam o que diz em Lucas 2:21
 21 
E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.

Vocês sabem o que significa o nome Jesus? Significa “Jeová salva” ou “Jeová é salvação”. Que nome Jesus recebeu quando foi dedicado? “Jeová Salva”. Esse era um indicio de que a salvação viria da parte de Jeová.
22 
E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor

Como chamamos hoje quando se apresenta uma criança ao Senhor? Dedicação.

23 
(Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);
24 
E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.*
*Tem um simbolismo em si mesma, e nós poderíamos analisar isso em 15 a 20 minutos só sobre isso. Mas não vamos fazer isso agora, porque precisamos ter um quadro claro em nossa mente.

A Semente da salvação foi semeada desde os séculos eternos.
Veio um inverno terrível de servidão, mas no meio do inverno veio o Festival de Dedicação.
Nasceu o Menino e foi dedicado no templo.
Veio pela porta oriental para trazer luz aos seres humanos. A Festa da Dedicação.
É interessante que o período de servidão do homem. Pelo que vemos no Festival de Dedicação diz que irá vir um Libertador que vai tirar as trevas do inverno e vai pagar a servidão do pecado. Essa profecia é dada quando o Menino é Dedicado no Festival de Dedicação no meio do inverno escuro como um presságio de esperança.
A libertação em si é o primeiro festival judaico. É o que vemos no Antigo Testamento, mas e no Novo Testamento qual é este festival? A páscoa.
Onde era sacrificado o cordeiro? No altar de sacrifício, no lugar onde o Menino foi dedicado, interessante.
Vamos falar um pouco sobre a páscoa. O que aconteceu na páscoa?
Para entender a páscoa precisamos voltar até Êxodo 12 pois tem vários detalhes interessantes. E temos que ver esses detalhes mas temos que ser breves porque poderíamos gastar muito tempo sobre esse assunto. Mas quero destacar os pontos mais importantes.
Quando a páscoa foi instituída foi comemorado a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito, da escuridão do inverno.
Mas tinha uma escravidão pior do que a dos israelitas e é a escravidão do pecado. E vejam o que diz em Êxodo 12 a respeito da páscoa Êxodo 12:3,18 diz que o cordeiro deveria ser escolhido no dia 10 do mês de Nisã e deveria ser sacrificado no dia 14.
 3 
Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
 18 
No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde.

Sendo assim o cordeiro deveria ser escolhido quatro dias antes de ser sacrificado. Alguns dizem que isso seria um reflexo do fato de que Jesus foi escolhido desde a fundação do mundo, e que cada dia representa um ano, porque a páscoa é uma profecia. E aplicando o princípio dia/ano o que temos? Quatro anos.
Mas o que tem haver os quatro anos? Temos que aceita-los como simbólicos de quatro mil anos de pecado. Eu sei que você já ouviu que Jesus veio quando o mundo já estava com quatro mil anos de pecado. E quanto milênios passou desde que Jesus veio a essa Terra? Dois mil. Ao todo temos então seis mil anos.
Vocês acreditam que o milênio de sete mil anos tem alguma coisa relacionada? Fica a pergunta para você pensar.
Verso 5 diz assim:
 5 
O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.

Jesus foi sem defeito e sem macula? Sim.
O texto segue dizendo no verso 8:
 8 
E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.

Jesus disse que deveríamos comer sua carne? João 6 diz que sim.
Além disso diz que nenhum osso deveria ser quebrado. Verso 46
 46 
Numa casa se comerá; não levarás daquela carne fora da casa, nem dela quebrareis osso.

Algum osso de Jesus foi quebrado? Não.
Quem é o Cordeiro Pascoal? O Cordeiro Pascoal que vem e morre e interrompe a servidão é Cristo Jesus.
Vamos até 1 Coríntios 5:7,8 e diz assim:
 7 
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

 8 
Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.

Cristo é nossa páscoa e chegou a ser nossa páscoa no momento em que foi sacrificado.
Vamos até João 12:24, lembrem-se desse versículo que diz da semente que cai na terra. Nós estamos agora no ano de agricultura. Onde terminava o cultivo do trigo e mais adiante no dia de Pentecostes se produzia o fruto.
Vejam o que diz João 12:24
 24 
Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

Do que Jesus está falando nesse verso? Vamos ver os versos 32 e 33.
 32 
E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.

 33 
E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.

Esse é o ano da agricultura, a morte da semente do trigo. A morte de Cristo trouxe libertação da escravidão e servidão do pecado. Assim foi introduzido um meio para reconciliar o homem com Deus.
Vamos voltar até Hebreus 2 e vamos notar nesse contexto em Hebreus 2:14,15 o seguinte.
Jesus quando morreu trouxe libertação, igual ao que o cordeiro no Egito trouxe. A libertação do inverno, da escravidão.
Quando era a páscoa? Na primavera. E era um tempo de vida e não de morte.
Vamos ver em Hebreus 2:14,15 o seguinte:
 14 
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;


O que aconteceu com o dragão quando Cristo morreu? Aniquilou e venceu.
O que aconteceu quando Israel foi sepultado no mar vermelho? O que aconteceu com todos os inimigos, o grande dragão que tinha feito o povo escravo? A bíblia diz que todos foram afogados nas aguas.
E aqui diz que como resultado da morte de Cristo o grande dragão foi condenado a morte, o que a páscoa traz? Vamos ver no verso 15. A páscoa traz não somente a libertação mas traz também a garantia de morte do dragão e nos traz liberdade.
Verso 15 diz:
 15 
E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.

Quando termina o inverno no Êxodo de Cristo? Na páscoa.
Em qual festa existe um presságio, um anúncio de que vem Alguém que foi dedicado, que irá vencer o pecado e irá eliminar a escuridão e servidão? Qual festa? A festa das luzes, ou da dedicação.
E quando foi plantada a semente? Antes da fundação do mundo. E Cristo encarnou do oriente.
Vamos seguir.
Vocês sabiam que Cristo morreu no dia e na hora exata em que se iria sacrificar o cordeiro no templo? No livro Desejado de Todas as Nações, Ellen White dá uma descrição detalhada deste acontecimento.
Ela diz que aproximadamente as três horas da tarde o sacerdote estava com cutelo levantado, pronto para cravar no cordeiro para derramar o seu sangue. Quando de repente houve um tremendo terremoto que sacudiu o templo, e ela diz que foi nesse exato momento em que Jesus disse, “está consumado, em Tuas mãos entrego o Meu Espírito”. E então morreu como um cordeiro pascoal. Na hora exata quando o cordeiro iria ser sacrificado, Cristo morreu. E a serva de Deus diz que o sacerdote soltou o cutelo que caiu da sua mão e o cordeiro fugiu. Simbolizando que o cordeiro não teria mais que morrer, porque o Verdadeiro Cordeiro de Deus havia morrido na cruz do calvário para a redenção do ser humano. Glória ao Senhor.

Ao irromper dos lábios de Cristo o grande brado: "Está consumado" (João 19:30), oficiavam os sacerdotes no templo. Era a hora do sacrifício da tarde. O cordeiro, que representava Cristo, fora levado para ser morto. Trajando o significativo e belo vestuário, estava o sacerdote com o cutelo erguido, qual Abraão quando prestes a matar o filho. Vivamente interessado, o povo acompanhava a cena. Mas eis que a Terra treme e vacila; pois o próprio Senhor Se aproxima. Com ruído rompe-se de alto a baixo o véu interior do templo, rasgado por mão invisível, expondo aos olhares da multidão um lugar dantes pleno da presença divina. Ali habitara o shekinah. Ali manifestara Deus Sua glória sobre o propiciatório. Ninguém, senão o sumo sacerdote, jamais erguera o véu que separava esse compartimento do resto do templo. Nele penetrava uma vez por ano, para fazer expiação pelos pecados do povo. Mas eis que esse véu é rasgado em dois. O santíssimo do santuário terrestre não mais é um lugar sagrado.
Tudo é terror e confusão. O sacerdote está para matar a vítima; mas o cutelo cai-lhe da mão paralisada, e o cordeiro escapa. O tipo encontrara o antítipo por ocasião da morte do Filho de Deus. Foi feito o grande sacrifício. Acha-se aberto o caminho para o santíssimo. Um novo, vivo caminho está para todos preparado. Não mais necessita a pecadora, aflita humanidade esperar a chegada do sumo sacerdote. Daí em diante, devia o Salvador oficiar como Sacerdote e Advogado no Céu dos Céus. Era como se uma voz viva houvesse dito aos adoradores: Agora têm fim todos os sacrifícios e ofertas pelo pecado. O Filho de Deus veio, segundo a Sua palavra: "Eis aqui venho (no princípio do Livro está escrito de Mim), para fazer, ó Deus, a Tua vontade." Heb. 10:7. "Por Seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção." Heb. 9:12. (Desejado de Todas as Nações pg. 756,757)


Os festivais se cumprem ao pé da letra e o ano de agricultura também.
Vamos agora as primícias. Qual o próximo móvel depois do altar de sacrifício? A pia, a bacia. O que representa a pia? A ressurreição.
Vocês acreditam que existia alguma coisa que aconteceu nos festivais judaicos entre o altar e a pia? Havia um festival que começava entre o dia 14 de Nisã e 16 de Nisã? Que festa era? Uma das festas primaverais, a festa dos pães sem fermento, os pães asmos.
E vejam que interessante isso que vou dizer agora. O Senhor Jesus Cristo morreu no dia 14 de Nisã, em uma sexta-feira. Sabemos isso através de Lucas 23:54 até Lucas 24:1 e ali vocês vão perceber a sequência clara de que Cristo morreu sexta-feira às três da tarde.
Depois no dia 15 de Nisã começava a festa dos pães sem fermento, ou seja no dia exato em que os discípulos e os judeus estavam comendo os pães sem fermento, o corpo de Cristo repousava no sepulcro, em um sábado em um sepulcro novo. Assim como Jesus repousou de suas obras de criação no sétimo dia.
O Criador repousou das Suas obras de redenção no sétimo dia da semana. O sábado nos lembra do Criador e nos lembra também do Redentor. Por isso se vocês olharem em Êxodo 20 verão que a razão para observar o sábado é a Criação mas se vocês lerem os dez mandamentos como estão em Deuteronômios 5 onde é repetido, a motivação para observar o sábado é a redenção de Israel do Egito.
Vocês sabiam que os Dez Mandamentos mencionam o sábado em dois diferentes momentos em duas diferentes formas. Vamos ler, Deuteronômios 5, e vamos ver que existe dois motivos para guardar o sábado, alguns dizem que o sábado foi cravado na cruz, mentira, o sábado foi reafirmado pelo descanso de Cristo no sepulcro das Suas obras de redenção. Notem o que diz o livro de Deuteronômios 5:13-15 em diante e vejam como se refere ao sábado de uma forma distinta:
13 
Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho.

 14 
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;

 15 
Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.

Em Êxodo 20 se comemora a criação antes do pecado mas em Deuteronômio 5 temos outra razão para guardar o sábado.
   O povo de Israel comemorou a libertação do Egito que foi no dia catorze de Nisã, Cristo morreu no dia catorze de Nisã e descansou no dia seguinte. Assim como Israel foi libertado da escravidão do dragão do Egito nós também somos libertos por Cristo descansando no sepulcro comemoramos a grande libertação de um inimigo maior satanás e o pecado.
Por isso diz em João 19:31 que este sábado era sábado de grande solenidade. Por que não foi somente celebrado a festa dos pães asmos. Mas nesse dia também caia no sétimo dia o sábado semanal. Era um sábado duplo. Porque coincidia o sábado cerimonial e o sábado moral de Deus. Assim que Cristo disse no livro de Genesis, terminei minhas obras no sexto dia. E agora descanso de minhas obras de criação. E na cruz Ele diz, “está consumado”, “está feito”. E então é levado e repousa no sepulcro da Sua obra de Redenção. Que tremenda confirmação do sábado como dia de repouso, aquele que não guarda o sábado não pode confirmar Jesus como Criador e como Redentor de sua vida, porque ao guardar o sábado descobrimos que Cristo é nosso grande Criador e nosso grande redentor da servidão do pecado.
Então que a bíblia diz que comiam pães sem fermento, por duas razões, uma razão é porque o fermento representa pecado como diz em 1 Coríntios 5:7,8, Mas tem outra razão é que o fermento faz com que o pão estrague muito mais rápido do que o pão sem fermento.
Vocês podem guardar pães sem fermento como os pães da Santa Ceia por um bom tempo sem que se estrague. Mas os pães com fermento se estraga rápido. Mas o que isso quer dizer?
Vamos em Atos 2 e vamos notar um detalhe muito importante que tem a ver com os pães sem fermento, vamos até Atos 2:25-27:

 25 
Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está à minha direita, para que eu não seja comovido;

 26 
Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança;

 27 
Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;

Jesus descansou no sepulcro, um corpo limpo, sem pecado, sem fermentação, mas a bíblia disse que como não havia pecado, não havia fermento, não poderia haver também corrupção. O corpo de Cristo não se corrompeu enquanto estava no sepulcro. Se vocês tivessem enterrado qualquer outra pessoa, já no sábado com o calor que é a terra santa na umidade do sepulcro já teria começado a feder mas isso não aconteceu com Jesus.
A páscoa então representa a morte de Jesus. O início da festa dos pães sem fermento, os pães asmos, representa e sepultura de Jesus, o quinze de Nisã representa o sepulcro, o descanso depois da Sua morte.
Agora vamos ao próximo festival. A pia, a bacia. O que representa a pia? Vamos até o livro de Tito 3:4,5, ali nos diz o que representa a pia. Tito 3:4,5
 4 
Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,

 5 
Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,

O que representa a pia? Representa regeneração e renovação. Regeneração é o mesmo que dizer, nascer de novo. Jesus já estava morto e sepultado e o que Ele precisava agora era ressuscitar.
O que representa pia? Representa a ressurreição de Jesus. Assim como Israel saiu do mar vermelho como uma nação livre pela morte do cordeiro e por ter sido sepultado o inimigo pelas aguas do batismo e saírem novos do outro lado, vejam que aqui também tem os três simbolismos, o cordeiro, morre, são sepultados nas aguas, e nascem para uma nova vida.
Jesus o Cordeiro morre, Seu corpo descansa nas aguas do sepulcro por assim dizer, no coração da terra, assim como Ele disse de Jonas em Mateus 12:40. E então no terceiro dia Jesus ressuscita na pia, Ele então é regenerado.
Quem regenerou a Cristo? Quem ressuscitou a Cristo? Romanos 8:9-11
 9 
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 
E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

 11 
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

Quem ressuscitou Jesus dentre os mortos? O Espírito! A pia da regeneração e a renovação pelo Espírito.
Cristo ressuscitou pelo poder do Espírito. E você pode ler 1 Pedro 3:18 onde diz que foi morto na carne mas vivificado no Espírito! Jesus foi ressuscitado pelo Espírito Santo.
                O que representa a água nas sagradas escrituras? Jesus disse que quem for batizado da água e do Espírito. E quando Jesus foi batizado na água sobre Ele desceu o Espírito como pomba.
Essa é a pia mas existe mais ainda sobre a pia. Porque precisamos entender o festival judaico.
Qual é o festival judaico em que se comemora a pia? Se comemorava em dezesseis de Nisã. O festival das primícias. E com as primícias eles cortavam uma espiga ou um ramo de cevada antes de colher os seus campos e movimentavam elas diante de Deus. A bíblia não diz muito sobre como se comemoravam essa festa das primícias, mas tem um livro que se chama Talmude, já ouvi falar sobre o Talmude judaico? É um livro que podemos confiar pois os judeus são muito meticulosos sobre sua forma de descrever as cerimonias que eles celebravam. Pois teriam que fazê-las ao pé da letra. Assim que podemos acreditar que assim que faziam, mesmo que não estavam nas escrituras. O Talmude é muito antigo e o seu conteúdo vai até o tempo de Cristo.
É interessante notar que segundo o Talmude o ramo se cortava de um campo de um agricultor próximo a cidade de Jerusalém. E lançavam sorte para decidir de qual campo iriam cortar. E depois de lançar sorte e escolher o campo. O sacerdote ia na hora do sacrifício vespertino em quatorze de Nisã, para ir no meio dos ramos e buscar o melhor ramo. E calculava quanto tempo demorava para ir desde o templo até o campo, precisamente onde estava o ramo. E diz a tradição judaica que então marcava o ramo e regressava até a cidade de Jerusalém.
No domingo o sacerdote se levantava bem cedo e ia ao lugar onde estava o ramo, e tinha que ir bem cedo, porque o ramo tinha que ser movimentada diante de Deus na hora do serviço matutino as 9h da manhã. Ou do holocausto matutino.
Ele tinha que trazer no momento preciso em que se sacrificava o cordeiro e tinha que mexer ela diante do Senhor.
Agora segundo diz os judeus o sacerdote chegava e marcava o ramo. Vamos dizer que sexta-feira, porque sexta foi quatorze de Nisã no ano em que Cristo morreu e foi assim que aconteceu.
Marcava o ramo, e ia para Jerusalém, no sábado participava dos pães sem fermento, depois do sacrifício do cordeiro às três da tarde e no domingo ia muito cedo até onde estava o ramo marcado e cortava o ramo.
E então vinha ao templo e tinha que chegar exatamente as 9h da manhã quando se estava sacrificando o cordeiro no serviço matutino.
E diz no talmude que os judeus quando chegavam do campo com os ramos, as pessoas se reunia ao redor do caminho e diziam glória ao Senhor, aleluia, na medida em que ele trazia o ramo para levar ao templo o movê-la diante do Senhor.
Saiba você que isso tem apoio bíblico. Mas o que representa tudo isso no Êxodo de Cristo?
Vamos no Evangelho de são Mateus 27:51-53 e vamos ver a precisão disso:
Vamos ver que o véu do templo se rasgou na hora exata em que Cristo morreu e que Cristo morreu as três horas da tarde, na hora do sacrifício vespertino.

 51 
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;

 52 
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;

 53 
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.

Aqui diz que ressuscitaram, mas a serva de Deus diz no livro “Desejado de Todas as Nações” que não ressuscitaram na sexta-feira, mas sim no domingo. Isso é muito importante. E tem aqui um assunto textual que não posso tomar tempo para explicar agora, mas na realidade eles ressuscitaram no domingo 16 de Nisã e os sepulcros foram marcados na sexta-feira nas três da tarde.
O Senhor Jesus Cristo se levantou dos mortos no domingo muito cedo. Vamos ver o que diz no evangelho de S. João e vocês vão começar a captar um quadro impressionante, vocês sabem a que horas o Senhor Jesus Cristo apresentou os ramos junto ao Seus Pai depois da ressurreição? As 9h da manhã. Vejam S. João 20:1,13-17 e diz o seguinte:
E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.

A que horas o sacerdote ia até o campo para buscar o ramo? Bem cedo, porque tinha que apresentar as 9h da manhã. E vocês podem ver que a páscoa de Jesus, o seu sacrifício, o seu nascimento, batismo, ocorreram na hora e no dia corretos, os pães sem fermento se cumpriram de maneira correta. Então é de se pensar que também as primícias se cumpram da forma correta.
Veja agora os anjos falando com a mulher, no verso 13.
 13 
E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
 14 
E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.

 15 
Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.

 16 
Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre).

                Jesus já havia apresentado as primícias neste momento? Não porque olha o que diz no verso 17.
17 
Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

                Jesus ainda não havia apresentado, e diz a bíblia que ainda estava escuro, Ele apresentou sim as 9h da manhã no dia da ressurreição.
                Qual foi esse ramo das primícias? Jesus quando ressuscitou foi buscar seu feixe de seres humanos, os que ressuscitaram com Ele. Os recolheu e subiu ao céu com as primícias mas também para apresentar o feixe. E o ramo tinha muitas espigas de cevada. E diz em 2 Coríntios 15:20-23 que as primícias dos que dormiram em Cristo sobem ao céu mas não sobem sozinhas, sobem com a multidão que ressuscitou com Ele, os sepulcros que haviam sido marcados as 15h da tarde no inverno quando morreu, agora levou esses troféus conquistados do sepulcro das mãos de satanás e apresentou diante de Seu Pai como troféus do Seu poder e de Sua Graça.
 20 
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.

 21 
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

 22 
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

 23 
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

Qual o paralelo entre o ano de agricultura? Que se colhia um ramo um feixe.
E o paralelo entre o Êxodo de Israel? Quando saem do outro lado do mar vermelho e o inimigo fica soterrado.
Qual o paralelo entre as festas judaicas? No dia 16 de Nisã menciona as primícias.
E qual o paralelo no Êxodo de Cristo? Quando Jesus ressuscita e as 9h da manhã Ele chega diante de Seu Pai e apresenta as primícias.
É interessante notar que segundo a bíblia antes das primícias, antes de apresentar o ramo, se sacrificava um cordeiro. O que fez Jesus quando foi ao céu? Você pode ler no livro “Desejado de Todas as Nações”, Ele foi diante de Seu Pai e não entrou no lugar Santo porque isso acontece quarenta dias depois das primícias. Não entra no lugar Santo mas chega até o altar e então se apresenta ao Seu Pai e diz, meu sacrifício, o sacrifício do Cordeiro foi suficiente? (Pois o sacrifício do cordeiro acontece também no dia 16 de Nisã) E o Pai diz sim, foi suficiente
Quem dera tivéssemos tempo de falar muito mais sobre isso.
Mas vamos avançar para o festival do pentecostes. O que temos depois da bacia de agua que representa a ressurreição de Cristo? Temos o lugar Santo. E lá temos uma mesa de pães, um candelabro, um altar de incenso ou da intercessão.
Vamos até Apocalipse 1 e ver onde Jesus se encontra quando vai ao céu.
Diz o seguinte em Apocalipse 1:12,13   .
12 
E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;

O que temos aqui? Sete castiçais de ouro. E onde fica esses castiçais? No lugar Santo. E quem caminha no meio deles?
Vamos ver o verso 13.
 13 
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

Vamos falar um pouco sobre o candelabro. O que era necessário colocar nele para que desse luz? Azeite. E como resultado do azeite gerava então o fogo.
O que representa o azeite e o fogo? O Espírito Santo.
Jesus subiu ao céu quarenta dias depois que se apresentou o sacrifício. Depois que se apresentou as primícias diante do Senhor.
E então depois dos dez dias de preparação, chegou o dia de pentecostes. Exatamente, cronologicamente igual, porque o pentecostes caia cinquenta dias depois das primícias. Então Jesus sobe ao céu depois dos quarenta dias, depois das primícias. E então passa mais dez dias, inteirando cinquenta dias e então acontece o que? Vamos até Atos 2. O que significava o candelabro que temos mencionado? Era para dar luz. E o que é a luz? Jesus e nós.
Jesus disse “Eu Sou a Luz do mundo” mas também disse “vocês são a luz do mundo”.
Então o candelabro representa o testemunho, o serviço, o compartilhar a luz de Cristo ao mundo. Vamos ver o que diz em Atos 2:1-3
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

 2 
E de repente veio do céu um som, como de um vento* veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
* O vento também representa o Espírito Santo. Podemos ver quando Jesus menciona as seguintes palavras a Nicodemos, onde Ele se refere ao Espírito Santo: “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”

 3 
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo*, as quais pousaram sobre cada um deles.
* Fogo esse que vem do Candelabro onde também encontramos o Azeite

E quem os capacitava a ter esse fogo e qual era a capacidade que eles teriam através desse fogo? Vejam o que diz em Atos 1:8 que dá essa promessa:
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Que tremendo. Jesus está caminhando no meio dos candeeiros quando sobe ao céu. Vocês entendem que o candelabro está intrínseco aqui quando Jesus sobe ao céu? No preciso dia do pentecostes?

O que podemos dizer da mesa dos pães? Teríamos que dedicar muito tempo para falar sobre isso. Mas não vou fazer isso agora e vamos ler alguns textos bíblicos.
Deus tem um trono no lugar Santo e também no lugar Santíssimo. No lugar Santo o trono de Deus é a mesa dos pães. Quantas fileiras de pães haviam? Duas. Representando ao Pai e ao Filho. E como sabemos isso?
Vamos ler o que diz em Apocalipse 4:5 e vamos encontra algo muito interessante com relação ao trono de Deus e os pães da proposição.
 5 
E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.

Aqui vemos a mesma coisa que aconteceu no dia de Pentecostes no antigo testamento.

Entendam que o candelabro não estava diante da arca, nem a mesa dos pães estava diante da arca. O que estava diante da arca era o altar de incenso. Mas aqui diz que as sete lâmpadas estavam diante do trono.
O que estava de forma imediata diante das sete lâmpadas, diante do candelabro? A mesa dos pães da proposição.
Vamos agora em Apocalipse 3:21 e encontramos o mesmo contexto ali.
 21 
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Qual é o trono de Deus no lugar Santo? A mesa dos pães e tem relação com o dia de Pentecostes? Claro que sim.
Agora vamos a Atos 2 Jesus foi entronizado como O Rei do Reino da Graça no dia do Pentecostes, e muitas vezes focamos o que aconteceu na Terra, mas esquecemos que o que aconteceu na Terra foi apenas um reflexo de algo tremendo que aconteceu no céu. Estamos falando aqui muitas coisas mas porque quero que tenham a ideia.
No Antigo Testamento antes que pudessem começar os serviços do tabernáculo foi necessário ungir o sumo sacerdote, é o que diz em Levítico 8.
Para que Cristo pudesse oficiar no santuário celestial, era necessário que Ele fosse também Ungido como Sumo Sacerdote e é interessante notar que em Atos 2 no preciso dia do Pentecostes, Pedro disse algo muito interessante quanto a Jesus. Vejam o que diz em Atos 2:29-35.
29 
Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.

O que ele está dizendo inclusive nos versos anteriores é que Alguém foi sepultado e Seu corpo não viu corrupção. E então ele diz, só que esse não é Davi, porque ele morreu e foi sepultado e seu corpo está conosco até hoje. Isso não se aplica a Davi. Então se aplica a quem?
30 
Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo*, para o assentar sobre o seu trono,
* Cristo significa Ungido.

 31 
Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.

 32 
Deus ressuscitou* a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
* Aqui o móvel é a pia, no verso 31 tivemos os pães asmos, porque Seu Corpo não viu corrupção e se lerem os versos 22 ao 24 vão ver as três festas porque diz que o mataram.
Mataram no altar e então ficou sepultado e não viu corrupção (pães asmos) e então diz que Deus ressuscitou(pia)

Onde se assentou Jesus segundo Apocalipse 3:21? A direita, a destra de Deus.
33 
De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.

Nós falamos que nós recebemos a promessa do Espírito Santo, mas antes de nós recebermos Jesus teve que ir receber a promessa do Pai.
Vocês viram a ordem? Fala primeiro da morte, e então o corpo que não viu corrupção, e então diz que Deus ressuscitou e diz que Davi não subiu ao céu. Estão vendo algo interessante aqui? É a sequência do santuário.
34 
Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
 35 
Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.

Aqui se refere também ao Salmo 110 que logo vamos ver o que diz ali, Salmos 110:1. Temos falado aqui do candelabro, vocês tem visto o candelabro quando Cristo sobe ao céu? O Azeite e a Luz do candelabro é derramo sobre a Terra. Cristo se assenta no trono com o Seu Pai, na mesa dos pães da proposição. E então alimenta a Seu povo com sua palavra e então temos o altar.
Salmos 110:1-4
 1 
<> Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

 2 
O SENHOR enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos.

 3 
O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamen-tos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade.

Vejam agora o verso 4. O que significa sentar-se à direita de Deus até que todos os inimigos estejam por debaixo dos teus pés.
Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.

Esse é o versículo que o apóstolo são Pedro citou no dia de Pentecostes, de que Jesus no pentecostes sentou ao lado do trono de Seu Pai, derramou a luz do candelabro e foi instituído como Grande Sacerdote do povo de Deus, foi Ungido Sacerdote.
Veem os três moveis? Temos um Intercessor entre Deus e o homem, Jesus Cristo o homem.
Lembram-se da escada da qual falamos no primeiro tema? Ele é o intercessor. E existe uma tragédia de que algumas igrejas pensem que temos que recorrer para algum ser humano para ser nosso intercessor.
No santuário encontramos que os seres humanos não tem nada a ver com o processo de salvação. O Santuário é Cristo, o Santuário não é nenhum sacerdote humano, nenhum santo humano, é o que diz a bíblia. Porque a única Esperança do ser humano é a morte de Cristo no altar, na sepultura que é o descanso de Cristo, na sua ressureição para uma nova vida, a entrada de Cristo no lugar Santo para interceder pelos nosso pecados, para derramar luz ao Seu povo e para alimentar o Seu povo com o pão que é a palavra de Deus. Aqui está a Esperança do cristão segundo a sagrada escritura.
Mas ainda vamos falar de algo muito interessante, nos estudos seguintes, pois tem um sistema no mundo que tem falsificado o santuário desde o acampamento até o lugar santíssimo, e tem colocado a mão e tratado de mudar a lei de Deus no lugar santíssimo. É um sistema de santuário falso do começo ao fim. Pois ao invés de centrar em Cristo o sistema se centraliza em um que diz ser Cristo, mas não é Deus e sim homem. E os que seguem este sistema não podem ser salvos porque o homem não pode salvar, é Deus, é Cristo que salva, o que estamos falando aqui, meus queridos, é que não podemos ser salvos pelos seres humanos, o santuário se centraliza em Cristo Jesus.
Quem dera tivéssemos tempo de falar de mais coisas, que bom se vocês conseguiram pegar a ideia.
Se colheu muito trigo no dia de pentecostes? Quanto trigo? Três mil almas. O que representa o trigo? Seres humanos. E como sabemos isso? Vocês se lembram que Jesus disse na história da mulher samaritana em João 4, "Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que Eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa." E os discípulos pensavam, do que Ele estava falando se estava tudo verde ainda.
Mas se formos ao livro “Desejado de Todas as Nações” pag. 191,192 diz que a mulher samaritana havia compartilhado a mensagem que Jesus havia compartilhado com ela e trazia da sua cidade todo o povo para ouvir a Jesus. E diz a serva de Deus que quando disse sobre os campos estarem prontos para a colheita, se referia a grande colheita de almas no dia de pentecostes.
Vocês sabiam que no dia de pentecostes também se apresentava uma primícias de trigo diante do Senhor? Se buscarmos no livro “Desejado de Todas as Nações” pag.  Encontraram que quando Jesus subiu ao céu quarenta dias depois do festival das primícias, passou dez dias no céu sendo consagrado como Sacerdote, então diz a serva de Deus que Jesus se apresentou diante do seu pai novamente com as primícias que havia ressuscitado com Ele novamente. Por isso no dia do pentecostes também se apresentava as primícias. Sendo que no céu as primícias eram os que tinham morrido mas foram ressuscitados. E na Terra era as primícias de três mil almas indicando a grande multidão que no futuro se salvaria para o reino de Deus.
Agora temos que ir aos festivais outonais, vejam que tudo isso são assuntos extensos para se cobrir em pouco tempo. Mas tendo a ideia podemos seguir estudando e investigando.
Agora, o que vinha depois do festival de pentecostes? O que acontecia no ano de agricultura judaico?
Vinha em seguida um verão longo e seco onde não chovia e era infértil. Prestem atenção. Isso se cumpriu e havia uma profecia de tempo de quanto tempo isso iria durar exatamente.
O que aconteceu quando Cristo subiu ao céu? Por um tempo a igreja era uma igreja que amava Cristo e que seguia Cristo. Mas logo a igreja abandonou ao Senhor e começou a vagar no deserto da idade média.
Prestem atenção, porque se lerem Apocalipse 11 vão encontrar que durante 1260 dias houve apostasia na igreja. É o verão deserto e infértil. E lá diz que as duas testemunhas que são a palavra de Deus, as duas fileiras de pão que são os dois testemunhos, então diz que as testemunhas se vestiram de sacos e fecharam o céu para que não chovesse nos dias dessa profecia. Aqui é o verão.
Ou seja, na mesa dos pães das duas testemunhas agora foi proibido de ler a bíblia. E como resultado a igreja ficou com fome esse é o quarto cavalo, o cavalo amarelo de Apocalipse 6:8 que cobre esse período, o cavalo da fome. Porque é mesa dos pães que estamos falando. E ao invés de estar alimentando a igreja existe um falso sistema proibindo ler a bíblia.
A idade média também é conhecida como a idade escura. O que dava luz no santuário? O candelabro. E o que representava o candelabro? O Espírito Santo.  E o que representa a chuva? O Espírito Santo. Ou seja como o céu foi fechado e não caiu a chuva, não havia Espírito Santo na igreja, o azeite o Espírito Santo, e como resultado ao invés de luz havia trevas na igreja, por isso se conhece como a idade escura, como verão, é infértil, seco.
Esse é o período da igreja e do Êxodo de Cristo.
O que diríamos do altar? Ao invés das pessoas olhar para Cristo que intercedia pelo povo quando o povo levava as orações a Cristo Jesus diretamente a Ele em oração, para que Cristo mesclasse as orações com Seus Méritos foi então feito um sistema sacerdotal na Terra que escondeu a obra de Cristo no céu. O que se instituiu a bíblia chama de ministério da iniquidade.
O ministério da piedade é que Deus chegou a ser homem, e o ministério da iniquidade é quando um homem se proclama Deus. E a bíblia diz que somente Deus pode perdoar pecados e somente Cristo pode interceder porque só temos um Sacerdote, um representante entre e nós e Deus, Jesus Cristo homem, a Escada, que é Homem com os homens e Deus com o eterno Deus. E aquele que depende de qualquer ser humano está em problemas.
Vejam então como no Êxodo de Cristo, a igreja se recusou a entrar com Cristo no lugar Santo. Como resultado havia fome e escuridão, e as pessoas ao invés de olhar para Cristo, olhavam para homens, para um sistema sacerdotal na Terra que não podia salvar.
 Vamos agora ao outono. No outono tínhamos a festa das trombetas, o dia da expiação e a festa dos tabernáculos.
As festas primaverais tem a ver com a primeira vinda de Cristo e os festivais do outono tem a ver com a segunda vinda de Cristo.
Porque as primaverais vem no princípio do ano, e as outonais vem no final do ano. Ou seja as festas do outono não poderiam se cumprir senão até que o período de escuridão passasse, e qual foi este período? “Tempo, tempos e a metade de um tempo.” 1260 anos. Tinha que começar a se cumprir depois de 1798 que foi quando caiu o sistema que escravizava as pessoas na idade média.
Quando tocaram as trombetas? Houve um tremendo movimento conhecido como movimento dos Milleritas. E vocês vão ver que muitas igrejas zombam dos Milleritas. Porque eles predisseram que Cristo viria no dia 22 de Outubro de 1844 e anunciaram isso e Cristo não veio. E então dizem que a igreja Adventista surgiu de um desapontamento. Mas se isso for o caso todo o cristianismo veio de um desapontamento também.
Os discípulos esperavam que Cristo se assentasse como Rei em Jerusalém, e o que aconteceu foi que Ele morreu. E depois eles estudaram as profecias para dar-se conta de que tinham se equivocado. Foi o mesmo que aconteceu com o povo Adventista. Os milleritas anunciaram que o dia do juízo estava perto, mas entenderam isso como a segunda vinda de Jesus. E tinham razão de que algo tremendo iria acontecer no dia 22 de Outubro de 1844, e não só pregaram nos EUA. Mas teve quem pregou na África, América do Sul, Inglaterra e todas as partes do mundo soaram as trombetas dizendo, “vem o juízo de Deus”, “prepara-te para encontra com o Teu Deus no dia da expiação”.
O movimento milerita foi o festival das trombetas. O que eles anunciaram? O que anunciava as trombetas? O Yom Kipur o Dia da expiação. E o que aconteceu depois que fizeram o anuncio? No dia 22 de Outubro de 1844, Jesus passou do lugar Santo para o lugar Santíssimo. Foi anunciado pelos mileritas. Para que Cristo começasse a obra da separação as uvas e as azeitonas, ou olivas. Onde se descreve em Apocalipse 14:14-20.
No outono dizemos também que caia a chuva serôdia e o que a chuva serôdia fazia? Madurava os frutos para a colheita. Vocês já se perguntaram alguma vez por qual razão em Apocalipse 14:14-20 as uvas estão maduras e a seara também? É porque antes caiu a chuva serôdia. Mas onde se menciona em Apocalipse que caiu a chuva serôdia que fez com que a colheita madurasse? Onde está a mensagem cheia do Espírito de Deus que madurou o mundo para salvação ou para perdição?
Acredito que um lugar muito bom para procurar são os versículos que vem imediatamente antes e que se encontram antes da colheita do dia da expiação do versículos 14 ao 20 se encontra as mensagens dos três anjos e a mensagem do quarto anjo e esses anjos anunciam aos seres humanos a temer a Deus e a guardar seus mandamentos. Chama a humanidade a guardar o santo dia porque diz para adorar ao Criador! Aquele que vez o céu a terra o mar e as fontes das aguas. Chama o mundo para enfrentar o juízo de Deus pois diz, teme a Deus e dai-lhe gloria porque a hora do juízo já chegou.
E se você está em uma igreja onde não se guarda os mandamentos de Deus onde não está mencionando que Cristo está agora em juízo. E algumas igrejas dizem que Cristo do altar já foi para o lugar Santíssimo. E tem alguns teólogos adventistas que ensinam isso. Dizem que Cristo quando subiu ao céu foi direto para o lugar Santíssimo, e então o que aconteceu com o lugar Santo?
Vemos no santuário que o Senhor Jesus Cristo segue uma ordem.
No ano 31 morre no altar, ressuscita na pia, e entra no lugar Santo. Festas da primavera, por isso são todas no ano 31.
Depois vem o período de verão.
Então vem a primavera. E vai começar o juízo. E tocam as trombetas. E nós estamos agora no juízo. Cristo está julgando os seres humanos no santuário celestial um a um. Você tem reclamado pelo Sangue de Cristo, para que quando compareça ao juízo não tenha que ir você mas Cristo possa ser seu Representante?
Porque se for você o Pai vai dizer quem é você? Você é um pecador.
Mas se você aceitou a Cristo, como seu sacrifício, como sua ressurreição. Se você estuda a palavra, testifica do amor de Jesus, ora pedindo perdão pelos pecados então vai entrar com Cristo no lugar santíssimo e Cristo será seu representante ali.
Tem uma só festa que não se cumpriu todavia. Quantos acreditam que estamos no final da história? Todos as festas já se cumpriram e falta apenas uma! E qual é?
Vamos até a festa dos tabernáculos.
Apocalipse 7:9,15
 9 
Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;
Importante porque o outro lugar onde é mencionado essa expressão é na mensagem dos três anjos com o primeiro anjo. O que indica que as pessoas escutaram e aceitaram a mensagem do primeiro anjo o que indica que vai aceitar as outras mensagens, porque está na ordem. Aceita o primeiro e está pronto para o segundo. Se as igrejas não estão guardando o sábado, se as igrejas estão pregando que a lei foi cravada na cruz, estão ensinando que posso comer o que quero apesar da bíblia dizer que devo glorificar a Deus com meu corpo. Se está assim no chamado do segundo anjo depois de ouvir o chamado do primeiro para Adorar a Deus no seu Santo dia. A mensagem do segundo é “sai da babilônia”.

E se não saem de babilônia com toda a dor no coração Deus terá que derramar sobre ti as pragas sem mistura de misericórdia.
Estamos falando aqui de coisas de vida e morte. Não estamos falando de assuntos acadêmicos mas de seguir a Cristo passo a passo através do santuário.
Este é o trono do lugar Santíssimo porque terminou o dia da expiação. O dia da Expiação é o espelhamento dos versos uma ao oito, porque a chuva serôdia amadurecia a colheita e a preparava para ser ceifada.
Aqui diz também que tinham palmas em suas mãos e quando é que os israelitas cortavam palmas. Se vocês forem ler Levítico 23 vão descobrir que cortavam palmas para a festa dos tabernáculos. Depois do selamento do Dia da expiação e o selo de Deus é o sábado. Vem a festa do tabernáculo.
Vejam o que diz o verso 15.
15 
Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.

Algumas versões(Revista Atualizada) diz:
 15 
razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

É a mesma tradução para tabernáculo. Essa é a última festa. E acontece junto ao trono de Deus.



_____________________________________________________________
PASTOR STEPHEN BOHR
Apesar de ter nascido em Wisconsin, o pastor Stephen Bohr cresceu na Colômbia e na Venezuela, onde seus pais serviram como missionários.
Durante mais de trinta anos, ele tem atuado como um pastor, conselheiro da juventude, professor de teologia e evangelista. É reconhecido internacionalmente por sua série de apresentações de "Descobrindo os Mistérios do Gênesis."
No momento é pastor da Igreja Adventista Central, na cidade de Fresno, Califórnia, e é também diretor e orador dos Segredos selados (Secrets Unsealed), uma entidade sem fins lucrativos que se dedica na produção de material audiovisual sobre os principais ensinamentos da Bíblia.
Sua esposa, Aurora, é nativa da Colômbia. Eles têm um filho, Stephen e uma filha, Jennifer.
_____________________________________________________________
Este estudo faz parte de uma série de palestras apresentada pelo Pr. Stephen Bohr, onde foi traduzido do espanhol para o português, para que mais pessoas que não tem facilidade de entender o espanhol possam ler, aprender e viver estas mensagens, como não sou nenhum tradutor e tão pouco domino bem o idioma espanhol, pode ser que haja falhas e erros de traduções, mas que não atrapalham a bela pregação e a mensagem a ser trazida até nós. Tanto quanto foi possível foi mantida de forma fiel as palavras do pastor, podendo haver algumas mudanças apenas para dar maior sentido no nosso idioma.
Espero que sirva de grande inspiração para todos.

Traduzido por: Raphael dos Santos Oliveira.
_____________________________________________________________

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails