segunda-feira, 30 de junho de 2014

6 - Os Passos de Deus no Santuário - O Êxodo da Igreja Cristã





O Êxodo da Igreja Cristã

                Durante os últimos estudos estamos vendo sobre o santuário e em nosso estudo nos demos contas que o ano de agricultura judaico, as festas judaicas, o êxodo pessoal de Cristo e o êxodo de Israel seguem a mesma ordem a mesma sequência de eventos com base no santuário.
E hoje queremos ver como o santuário descreve em detalhes a história da igreja cristã desde o seu começo até o seu fim. É interessante que ao estudar a história da igreja desta perspectiva, nos damos conta que a igreja também segue sua precisa ordem no seu êxodo que encontramos nos moveis do santuário.
Vocês lembram que começamos nosso estudo sempre no outono. Assim que eu penso que um bom lugar para começar a falar sobre o êxodo da história da igreja cristã seria no outono.
Vamos então a Genesis 22:16-18 e aqui está falando quando Abraão ofereceu seu filho sobre o altar, e sabemos que Isaque não morreu, mas morreu em figura, porque em Hebreus 11 diz que Abraão o recebeu dentre os mortos em figura. Ou seja é uma ilustração, da morte e ressurreição de Cristo e também é uma ilustração de que nós devemos morrer. Mas que existe um substituto em nosso lugar.


Em Genesis 22 Abraão é um símbolo de Deus o Pai, e Isaque é um símbolo de Seu Filho Jesus. E como podemos saber isso? Há várias razões. Em primeiro lugar podemos ver na história que quem carrega o cutelo é Abraão o Pai. Enquanto quem carrega a lenha e é colocado sobre ela é Isaque.
E a bíblia nos diz explicitamente que Isaque foi colocado em cima da lenha. Sobre o que foi colocado Cristo Jesus? Foi colocado sobre uma cruz. E do que era feito a cruz? De madeira. Ou seja temos o símbolo do altar, o símbolo da cruz onde foi colocado Cristo Jesus. Mas os símbolos de castigo estavam nas mãos de quem? Do Pai, de Abraão.
E se vocês lerem Isaias 53:4-7 onde diz que Cristo foi açoitado e afligido por Seu Pai por causa dos pecados da raça humana.
Temos outros motivos para saber que Isaque representa Cristo. Podemos ver que Isaque ressuscita no terceiro dia. Vejam o verso quatro que Isaque ressuscita no terceiro dia. Porque a agonia de Abraão dura três dias e da mesma maneira o Senhor Jesus Cristo agonizou começando no Getsemani e durou no sepulcro segundo a bíblia um período de três dias. A bíblia também chama Isaque de filho único de Abraão em Genesis 22. E todos sabemos que Abraão tinha outro filho chamado Ismael.
Mas Isaque era filho unigênito de Abraão, especial e único em seu gênero. E então encontramos que quando Deus manda Abraão sacrificar o seu filho diz, “teu filho a quem amas” e quando Jesus se batizou o Pai disse, “Esse é Meu Filho Amado, em quem tenho prazer”. Podemos fazer um estudo completo sobre Genesis 22, uma prefiguração preciosa da morte e ressurreição de Cristo. Mas não é esse o ponto que quero enfatizar.
Vocês recordam o êxodo de Israel e a relação com o santuário, que a semente foi semeada no outono com o nascimento de Isaque como a semente, então vamos ler Genesis 22:16-18 onde Deus diz a Abraão.
Nesse contexto encontramos Genesis 22:16-18.
16 
E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,

 17 
Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;

 18 
E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

Quem foi a semente literal de Abraão? Isaque.
E você pode pensar o porquê começamos por aqui se vamos falar do Êxodo da Igreja Cristã? Mas agora vamos falar de outra semente que foi semeada. E encontramos no livro de Gálatas 3:16,29 e vamos ver quem era a verdadeira semente.
 16 
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência*. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
*Algumas versões traduzem como semente.

A semente de Abraão historicamente era Isaque. Mas a verdadeira semente a qual apontava Isaque era Cristo Jesus.
Como resultado do nascimento de Isaque logo nasceu Jacó e ele teve doze filhos que formaram as doze tribos de Israel e que logo se converteram em uma gigantesca multidão, o povo escolhido por Deus no monte Sinai.
O que diríamos do Novo Testamento? Abraão representa a Deus o Pai. Quando veio o cumprimento do tempo o Pai introduziu ao mundo Sua Semente. A verdadeira semente, assim como Abraão introduziu ao mundo Isaque. E de Isaque vieram as doze tribos de Israel que trouxeram uma grande nação. A semente foi semeada em Isaque para as doze tribos e uma grande nação que Deus colheu no monte Sinai.
Da mesma forma Cristo Jesus escolheu doze apóstolos. Interessante. E vocês dirão que é coincidência que foi escolhido doze e que desses doze se formaram uma gigantesca nação que Deus colheu. E é o que vamos falar o tema de hoje. Mas não é coincidência de que Jesus escolheu doze apóstolos.
Vocês se lembram de quando Judas se suicidou antes do dia de pentecostes em Atos 1 os discípulos se reuniram e disseram, “temos que encontrar um sucessor para Judas” porque não podemos ficar com onze apóstolos, temos que completar o número dos doze. E aqui entendemos que Jesus escolheu de forma explicita doze apóstolos para demonstrar que isso era um cumprimento das doze tribos de Israel no Antigo Testamento.
Quando então foi semeado a semente na história da igreja cristã? A semente foi semeada quando Deus enviou Seu Filho Jesus Cristo e Jesus trouxe ao mundo espiritual doze apóstolos que formaram o núcleo, a semente que iria se desprender a gigantesca igreja cristã. Viram o paralelo entre as duas coisas?
Ou seja a igreja cristã foi fundada sobre os doze apóstolos assim como a igreja cristã, ou seja o Israel no Antigo Testamento foi fundada sobre os doze patriarcas, sobre as doze tribos.
O êxodo da igreja cristã do qual estamos falando hoje acontece com a semente sendo semeada no outono se é semeada quando Cristo Jesus vem e escolhe doze apóstolos como o fundamento da igreja cristã, como o início da igreja cristã, assim como através de Isaque se estabeleceu as doze tribos e chegaram a formar uma grande nação.
Vocês se lembram que depois que os doze filhos de Jacó nasceram e cresceram como povo de Deus. Vem a próxima etapa do ano da agricultura, depois do outono onde foi semeado a semente, e foi semeada com o nascimento de Isaque símbolo e as doze tribos, os doze filhos de Jacó. No Novo Testamento foi semeado com Cristo em Seu nascimento e a escolha dos doze apóstolos, esse é o outono.
Agora vamos falar sobre o inverno da igreja cristã, onde começa o inverno. O inverno era escuro, frio e infértil. E vocês se lembram no êxodo de Israel no Egito houve uma profecia exata de tempo que eles iriam passar cativos no poder do dragão. E vimos em Êxodo 12:40,41 que essa profecia de tempo que dizia quanto tempo eles iriam passar no Egito oprimidos, sob trevas se cumpriram no mesmo dia em que terminou os 400 anos profetizados em Genesis 15:16.
Na história da igreja cristã, depois que foi semeada a semente, depois que Cristo veio enviado por Seu Pai. Depois que Cristo chamou os doze apóstolos, o que aconteceu com a igreja cristã?
Posso imaginar você sorrindo agora, o que aconteceu com a igreja cristã? O que aconteceu com Israel quando foram para o Egito? Caíram em servidão e perderam em grande parte a verdade de Deus. Perderam a pratica e o conhecimento do sábado, chegaram a crer na imortalidade da alma, chegaram a adorar imagens de deuses e inclusive chegaram a conceber possivelmente que faraó era um deus, o deus sol.
Ou seja a verdade de Deus foi pisoteada e o povo de Deus perdeu a verdade e caiu em trevas e erro. E como resultado veio servidão sobre o povo, escravidão e trevas.
Agora vejamos o cumprimento, depois que os doze apóstolos formaram o fundamento o núcleo a semente da igreja para o que iria ser finalmente no céu uma multidão de salvos que ninguém pode contar. Depois que os apóstolos morreram, a igreja cristã começou a perder a verdade de Deus, entrou na igreja a doutrina da imortalidade da alma, entrou na igreja a ideia de que o sacerdote que deveria representar o povo deveria ser seres humanos como no Egito.
Entrou o conceito de que não importa o que comemos ou bebemos, e esse problema o povo de Israel teve no Egito também porque depois que saíram para o deserto viviam pensando nas comidas do Egito.
A igreja perdeu em grande parte o conhecimento do sábado e da lei de Deus. E como resultado a igreja cristã caiu em um cativeiro terrível. O cativeiro dos 1260 anos que se conhece como a idade escura. Qual foi o inverno da igreja cristã? O que acontecia com a agricultura no inverno? Era obscuro. E a idade média se conhece como a idade escura, onde se perdeu a verdade, os homens foram subjugados, perseguidos e pisoteados como Israel no Egito.
E se você tem alguma dúvida, a inquisição matou segundo os historiadores mais de 50 milhões de mártires que queriam seguir o que dizia sua consciência. Uma amarga servidão, amarga obscuridade, o inverno que veio depois de ser plantada a semente apostólica.
Havia uma profecia de tempo com o povo de Israel que dizia o tempo exato quando se iria terminar a servidão. Que dizia exatamente quantos anos iria durar a servidão de Israel sob o poder do Egito.
Havia uma profecia de tempo que dizia quanto tempo iria durar o período de escuridão e a escravidão da igreja cristã também e vamos ler no livro de Apocalipse e isso é mencionado várias vezes e se usa três termos diferentes para determinar, referir-se a esse período. Se conhece como os 1260 dias, como os 42 meses e também é conhecido como, tempo tempos e a metade de um tempo. Uma profecia de tempo onde Deus dizia que por 1260 anos minha igreja será pisoteada, minha igreja será perseguida, minha igreja será escravizada. O inverno da igreja cristã, a escuridão da igreja cristã, a idade escura.
Apocalipse 12:13,14
13 
E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.

E para onde foi a mulher? Para onde foi Israel quando faraó começou a persegui-los? Para o deserto. E faraó é conhecido como dragão. Uma grande “coincidência”. Só que na bíblia não há coincidência.
Vejam o que diz o verso seguinte sobre quanto tempo iria durar essa perseguição. Havia uma profecia de tempo de 400 anos do povo de Israel no Egito. E vamos ver agora a profecia tempo relacionada com a igreja cristã no verso 14
14 
E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

Se vocês quiserem pode ler o livro de Deuteronômio 32:11. E ali diz o seguinte quando Israel saiu do Egito, que Deus tirou seus filhos com asas de águia para leva-los a terra de Canaã. Até nisso tem um paralelo. Asas essa que representa salvação.
Os Adventistas sabem o que significa esse período de tempo. Um tempo é um ano, tempos são dois anos, e a metade de um tempo é meio ano. Então temos três anos e meio mas como na profecia um ano literal significa um dia simbólico então o que fazemos é pegar 360 dias e se tivéssemos tempo explicaria que o ano bíblico tem 360 dias pois alguns dizem que os anos tem 365 dias e não 360, não temos tempo para ver isso mas o mês bíblico tem 30 dias e o ano bíblico tem 360 dias.
Três anos e meio são 360 + 360 + 360 + 180 = 1260 dias. Mas como em profecia um dia equivale a um ano temos 1260 anos em que a igreja iria ser perseguida no deserto pelo dragão.
Mas o que isso significa? Vamos ler Apocalipse 12:6 e ali diz de outra forma
 6 
E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.

Aqui temos a segunda expressão e a terceira encontramos em Apocalipse 13:5 e diz assim:
 5 
E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.

Se o mês bíblico tem 30 dias então é só multiplicar trinta por quarenta e dois e teremos. 30 x 42 = 1260.
Havia uma profecia exata de tempo de quanto tempo iria durar a escravidão e a servidão da igreja cristã e a servidão da verdade de Deus.
Em que estação do ano estamos? No inverno. No inverno havia o festa da dedicação ou das luzes e isso indicava que mesmo que estivéssemos no inverno havia ainda assim esperança. Porque iria vir a páscoa, a libertação, o altar seria dedicado na festa das luzes.
Em meio ao inverno da igreja cristã, houve um movimento em que se levantou uma luz de esperança indicando que a libertação da escravidão viria. E essa luz chamamos de reforma protestante.
E notem o que se diz com relação a isso, porque foi durante o inverno da igreja, quando Martinho Lutero se levantou em 1517 e trouxe uma luz gloriosa e animo espiritual, e trouxe esperança a muitos de que viria melhores dias e a opressão iria terminar, e a verdade de Deus seria restituída novamente.
A igreja da qual Martinho Lutero se levantou diz algo muito interessante quanto a ela em Apocalipse 2:28. Fala da igreja de Tiatira e o período da igreja de Tiatira é a igreja da idade média, o período em que Jesabel traz idolatria e imoralidade no meio do povo de Deus, Tiatira vai de 538 até 1798 de Deus dá a igreja de Tiatira um raio de esperança. Notem Apocalipse 2:28.
28 
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.

E como se chama a estrela da manhã? Wycliffe foi conhecido com a estrela da manhã porque foi quem deu início a Lutero e outros reformadores mas o que distingui a estrela da manhã? Se vocês se levantarem bem cedo, talvez não na cidade por causa das luzes, mas se estiverem em um campo vocês veriam que existe uma estrela que é a última a desaparecer pela manhã e essa é a estrela da manhã. E o que indica essa estrela, quando se vê somente ela sozinha na escuridão é uma indicação de que logo vem a manhã. Por isso se chama a estrela da manhã.
E houve um raiar de esperança na igreja de Tiatira no inverno de servidão. E gostaria de ler uns versículos muito interessante com você. É o período que a bíblia menciona ser o período do cavalo amarelo, de Apocalipse 6. O que representa o amarelo? Uma pessoa que está amarela o que pode ser que ela tenha? Muitas vezes indica que ele não se está alimentando bem. E no inverno não havia produtos agrícolas e nem colheitas e portanto se descreve esse período como o quarto cavalo, assim como Tiatira é a quarta igreja, um período em que havia escassez de pão.
E o pão representa a verdade da palavra de Deus.  E durante a idade média havia pouco da palavra de Deus. A igreja proibia de que fosse lida, inclusive a igreja conversou a bíblia no idioma Latim para que ninguém pudesse lê-la e se vissem alguém lendo-a era castigado pela inquisição. Isso é histórico.
Esse é o período de inverno quando não é produzido pão.
E depois que a igreja ficou escava a partir do ano 538 Deus levantou a Wycliffe e então a luz foi ficando mais forte com Lutero, Calvino, Zwinglio, e finalmente veio a primavera da igreja. Estão vendo o quadro que estamos pintando?
Qual era a seguinte festa judaica? O primeiro festival do ano oficial? A páscoa. E quando é a páscoa da igreja cristã?
Vamos até Apocalipse 11:3 e não se distraia porque vamos falar e algo extraordinário, vamos falar da páscoa da igreja cristã. E na páscoa o cordeiro morria e quando o cordeiro morria o dragão que tinha oprimido o povo de Deus era vencido, morto e sepultado nas aguas no mar vermelho, você se lembra. As aguas do mar vermelho tragaram o dragão e tragaram os seguidores do dragão. Quando morreu o cordeiro e resultado foi a libertação do povo de Deus e com resultado foi dada a morte ao dragão e aos poderes de opressão.
Agora vamos até Apocalipse 11:3
E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.

O que representa estar vestidos de saco? A bíblia diz “lâmpada para os meus pés e a Tua palavra e luz para os meus caminhos”. Aqui diz que as duas testemunhas iriam testificar vestidos de sacos e o que significa isso?
São os mesmos dois candeeiros, os mesmo dois ramos de oliva. A única coisa que está tratando de enfatizar é que: as arvores de oliva dá o azeite e o azeite cai nos candeeiros e os candeeiros dão testemunho.
Por isso vamos encontrar que se diz que esses são as duas testemunhas, esses são os dois candeeiros e essas são as duas olivas, mas o que são afinal? São as três coisas. Porque o azeite de oliva cai no candelabro e o candelabro dá a sua luz. Mas aparentemente não estão dando muita luz porque estão vestidos de sacos. Estão de luto. E de que cor é o luto? Negro. E a noite é de que cor? Negra. Aqui temos evidencias atrás de evidencias de que estamos no inverno durante os 1260 anos, esse é o período da escravidão, é o inverno.
E se vocês quiserem saber mais sobre as duas testemunhas da bíblia podem ler João 5:39 onde Jesus disse, “esquadrinhai as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas que dão testemunho de mim”.
Quem dá testemunho de Jesus? A bíblia. Mas alguém pode dizer que aqui se referia somente ao Antigo Testamento. Então podemos ir até o evangelho de S. João 21:23 e vamos ver que o Novo Testamento também dá testemunho, o Antigo Testamento dá testemunho e o Novo Testamento também dá testemunho de Cristo. E diz assim:
 23 
Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?

 24 
Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

O Novo Testamento também dá testemunho por isso são duas testemunhas, o Antigo e o Novo Testamento. Lembrem-se que a espada tem dois fios. E a espada representa a palavra de Deus segundo Efésios 6:17, a espada do Espírito é a palavra de Deus. A espada tem dois fios o Antigo e o Novo Testamento.
As duas testemunhas então é a bíblia e durante o inverno, os 1260 anos houve um luto onde não havia pão que é a bíblia. Porque diz que “nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” então o pão representa a bíblia. E durante esse período houve escassez de pão e existia uma abundância de obscuridade.
Mas vamos continuar estudando, voltar em Apocalipse e continuar vendo sobre os testemunhos.
Os testemunhos é a bíblia e a bíblia é a palavra de Deus. Mas Jesus também é a palavra de Deus. E como a bíblia é a palavra de Deus se Jesus é a palavra de Deus? De quem a bíblia dá testemunho? De Cristo Jesus. Jesus é a Palavra de Deus em pessoa e a bíblia é a Palavra de Deus escrita. Então quem recusa a palavra de Deus escrita está recusando a Jesus. Isso é sério.
Vamos então ao verso 3:
E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.

 4 
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.

 5 
E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
 6 
Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.

O que representa a chuva? O Espírito Santo. E quanto poder tem a bíblia sem o Espírito Santo? Nenhum valor. Assim como um candelabro sem azeite.
Vamos então repassar rapidamente:
Quando foi semeado a semente? Quando Cristo veio e escolheu os doze apóstolos. (Outono).
Então vem o inverno quando a igreja entra em escravidão e escuridão. A idade escura. Quando os testemunhos profetizam em sacos e em cinzas.
Então mais a frente surge uma luz de esperança. A estrela da manhã, a reforma protestante, trazendo novamente a bíblia no idioma do povo. Por isso Lutero traduziu a bíblia, e foi como respirar ar fresco e puro.
E então encontramos a páscoa. Onde está a pascoa? Vocês percebem que essas duas testemunhas tem poder para transformar as águas em sangue. Vamos ler um pouco mais adiante no mesmo capítulo. Vamos notar o verso 7. Notem que a bíblia são as duas testemunhas e a bíblia é Cristo em forma escrita. Então vejam um detalhe muito interessante. Eu estou aqui na Terra em pessoa mas Deus tem outro eu no céu em um livro. E Cristo que está em pessoa no céu tem um livro que fala dEle na Terra. Onde eu não posso estar literalmente, estou escrito em um livro espiritualmente. Vejam o verso 7.
 7 
E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.

Acabarem esse testemunho esse vestido de saco.
O que iria acontecer com essas duas testemunhas? Quando se foi terminando o período de servidão dos 1260 anos a bíblia iria ser morta.
Quando o período de servidão do povo de Israel estava terminando no Egito. No fim desse período o cordeiro foi morto. O cordeiro representa Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ou seja, Cristo Jesus no fim dos 1260 anos iria ser crucificado. E você pode dizer que diz o verso que seria morto e não crucificado.
Mas nós ainda não lemos o verso chave. Vamos ler o verso 8;
 8 
E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado.

Agora vamos nos perguntar o seguinte? Cristo foi crucificado no Egito? Aqui nesse verso diz que sim. E diz que as duas testemunhas iriam ser crucificadas onde Cristo foi crucificado. E diz que Cristo foi crucificado no Egito. Mas como pode ser isso se Cristo foi crucificado em Jerusalém e não no Egito?
Quando o cordeiro morreu depois do inverno no Antigo Testamento onde morreu? No Egito. Essa é a páscoa da igreja cristã.
Agora temos que nos perguntar o seguinte. Quando foi que a bíblia foi crucificada e como foi crucificada? E porque diz que foi no Egito como Cristo se Cristo Jesus foi crucificado em Jerusalém? A resposta é simples. Em primeiro lugar no Antigo Testamento o cordeiro que representava Cristo morreu no Egito depois do inverno. Da mesma maneira diz aqui que as duas testemunhas iriam morrer depois do inverno também no Egito. Mas Jesus não morreu no Egito mas em Jerusalém. O que significa tudo isso? Vamos em Êxodo 5:2 e vocês tem que se dar conta que a bíblia tem uma relação tremenda.
E se alguém me pergunta como fazer para estudar a bíblia eu respondo que o método é simples, existe dois fatores.
Um é a oração. E o outro é o uso do cérebro. Porque eu não vou sentar e orar a Deus para que me dê uma visão sobre as coisas. Temos que nos esforçar, estudar, investigar. Deus quer que usemos nossas faculdades mentais até o máximo! Quer que desenvolvemos nossa capacidade mental estudando as maravilhas da Sua santa palavra. Deus não  fará por nós o que podemos fazer por nós mesmos. Ele tem nos dado uma mente, olhos, ouvidos para que esquadrinhemos, investiguemos, estudemos, busquemos os tesouros da sagrada escritura e Ele promete que junto com o nosso esforço se orarmos a Ele, nos fará entender o que estamos estudando.
Notem Êxodo 5:2 e está falando sobre Faraó rei do Egito, e diz o seguinte:
Mas Faraó disse: Quem é o SENHOR, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel.

Qual era a atitude de Faraó? Atitude de um ateu. Porque recusava reconhecer a existência do Deus vivo.
Vocês se lembram que os 1260 anos vão do ano 538 até 1798, os que já são adventista há algum tempo sabem disso.
Diz em Apocalipse onde lemos a pouco que quando as testemunhas estiverem terminando seu testemunho  então vai se levantar o poder que se chama Egito para matar as duas testemunhas.
Ou seja, devemos entender o cumprimento da crucifixão da bíblia no Egito espiritual e não literal, devemos buscar a crucifixão da santa bíblia em um poder que se levantou em torno de 1798, porque iria se levantar quando as testemunhas estiverem terminando o seu testemunho.
Historicamente, qual o poder que se levantou e de onde, pouco antes de 1798 para crucificar a sagrada escritura? França. Vocês já ouviram falar da revolução francesa? O que aconteceu na revolução francesa? Entre outras coisas, na revolução francesa segundo dizem os historiadores recusou de forma categórica a sagrada escritura.
Queimaram todos os exemplares da sagrada escritura que puderam obter. Inclusive os historiadores dizem que Jesus foi chamado de maldito.
Nos faz recordar da morte literal de Jesus onde em Gálatas 3:13 diz que Jesus foi colocado em um madeiro. E que é maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.
O que se disse de Jesus na sua primeira vinda quando foi crucificado, aconteceu também em relação com a crucifixão da bíblia na França, onde chamaram a Jesus de maldito. E é de ficar com temor ao pronunciar essas palavras.
Voltaire um dos grandes da revolução francesa disse: “Estou cansado de ouvir dizer que doze homens estabeleceram a religião cristã. Eu provarei que basta um homem para suprimi-la.”
Então foi assim que a bíblia foi crucificada, e quando se crucifica a bíblia o que acontece com o povo de Deus? Em 1798 o que havia feito cativo o povo de Deus, como resultado da revolução francesa foi levado cativo do vaticano para a França e morreu no exílio.
Vocês se lembram que foi dito que as duas testemunhas teriam poder para converter as águas em sangue? O que aconteceu na revolução francesa? Vocês já ouviram dizer em guilhotina? Saibam que os historiadores dizem que pelas ruas da França corria sangue como um rio.
Que coisa extraordinária, as duas testemunhas tiveram poder de converter as ruas em sangue na revolução francesa. Na revolução francesa o dragão recebeu uma ferida mortal?
Quando Israel saiu do Egito o Faraó e muitos egípcios foram sepultados sobre as águas. Na França, a nobreza, sacerdotes, e a igreja, foram sepultadas em sangue, foi sepultada pelas aguas e as multidões revoltadas pela opressão que havia existido durante a idade média, a idade escura. A morte da bíblia trouxe libertação para o povo de Deus do período de servidão, libertação no ano de 1798, libertação do dragão opressor, da igreja apóstata da idade média. Traz morte ao sistema que nos havia cativado, como trouxe morte nas águas do mar vermelho.
Qual o próximo móvel do santuário? A pia. E o que representa a pia? A ressurreição.
Então vamos voltar a Apocalipse 11, e até agora as testemunhas foram crucificadas no altar, estão no altar, e ficaram mortos? Quando Cristo foi crucificado ficou morto? Não. Depois de três dias ressuscitou e depois de Sua ressurreição foi ao céu.
Saibam que muitas pessoas zombavam de Cristo e da bíblia na revolução francesa. Nas casas de forma aberta as pessoas blasfemavam contra Deus e praticavam atos de imoralidade, por isso em Apocalipse 11 não diz apenas Egito mas diz também Sodoma. Praticam prostituição pública, homossexualismo pública na França.
Vamos ver o que diz em Apocalipse 11:11
 11 
E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.

Quando Cristo morreu houve um grande terremoto, houve a mesma coisa na França?
Quando Cristo morreu houve um terremoto, quando a bíblia foi crucificada houve um terremoto, mas diz que assim como Cristo morreu e ressuscitou as duas testemunhas, Cristo na bíblia, depois de morrer entrou nEle o Espírito de vida enviado de Deus.
Quem foi que ressuscitou a Cristo conforme temos visto nos temas anteriores? O Espírito Santo.
Vejam o que diz Apocalipse 11:12,13
 12 
E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.

 13 
E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.


O que Jesus fez depois que morreu e ressuscitou? Subiu ao céu para começar o ministério no lugar Santo.
Da mesma maneira que diz em Atos 1 que Jesus subiu em uma nuvem aqui também as testemunhas sobem em uma nuvem. Que extraordinário. Como a história da igreja cristã segue a ordem exata e perfeita do santuário.
Pouco depois que Israel saiu do Egito segundo Êxodo 15:22-25 chegaram em um lugar que se chamava Mara.
Depois que morreu o cordeiro, depois que saíram do Egito e foram sepultados nas águas e ressuscitar como uma nova nação na pia chegaram em Mara. E o que aconteceu ali? Bem longe avistaram água e já havia três dias sem tomar água. E quando viram água, imaginem vocês o povo gritando água doce, água doce e correram e foram onde estava a água e quando chegaram a água era amarga. Que tremendo desapontamento!
Depois do ano 1798 quando as duas testemunhas morreram e ressuscitaram a mensagem para o povo de Deus supostamente iria ser doce mas o resultado foi amargo. É o que vemos em Apocalipse 10, o grande desapontamento.
Israel saiu do Egito dirigido pela coluna de fogo e a coluna de nuvem.
A igreja depois do período de cativeiro saiu dirigido por uma coluna de fogo vejam em Apocalipse 10:1
E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo;

Diga-se de passagem esse Anjo é Cristo. Quem estava na nuvem e na coluna de fogo no deserto? Cristo.
O remanescente é dirigido em seu êxodo da idade média por aquele que tem pernas que são como colunas de fogo. Assim como quem dirigia Israel era a Coluna de Fogo.
O que representava essa Coluna de fogo, qual era o propósito dessa Coluna de fogo? Já lemos em Êxodo. O propósito era iluminar seus pés a noite, iluminar os seus caminhos. Assim como diz em Salmos 119:105.
105 
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

O povo foi dirigido em seu êxodo assim com as testemunhas que ressuscitaram foram dirigidas em seu êxodo do cativeiro da idade média pela palavra de Deus.
Vamos ler Salmos 105:43-45 uma passagem muito interessante que explica porque Deus tirou o povo de Israel do Egito, e fala que foi com a intenção de que fizessem algo. Pois Ele queria estabelecer o povo de Israel em Canaã mas antes de entrar em Canaã teriam que fazer algo. Diz assim:
 43 
E tirou dali o seu povo com alegria, e os seus escolhidos com regozijo.

 44 
E deu-lhes as terras dos gentios; e herdaram o trabalho dos povos;

 45 
Para que guardassem os seus preceitos, e observassem as suas leis. Louvai ao SENHOR*.
*Em algumas versões usa-se “Aleluia” que é outra forma de dizer “Louvai ao SENHOR”.

Existe muitas igrejas que não dizem aleluia, mas aqui nesses versos diz que Deus tirou o Seu povo do Egito e o levou a Canaã para guardassem sua lei. Aleluia. É impossível dizer aleluia sem guardar a lei de Deus.
Foram tirados do Egito pela Coluna de fogo que iluminava seus pés, que é a Palavra de Deus e mais especificamente a Santa Lei. E esse texto do Salmos 119:105 que diz que lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” foi retirado de vem de um Salmo que é um hino em honra a santa lei de Deus.
Agora temos que ir adiante.
Qual o próximo festival? O pentecostes. E no pentecostes Israel que tinha sido tirada da servidão foi oficialmente incorporada como povo escolhido de Deus. Vemos isso em Êxodo 19:5,6. E ali foi feito o pacto e o Senhor Deus disse este é Meu povo e Eu Sou Seu Deus. O pentecostes.
Quando o povo de Deus no cumprimento, saiu do cativeiro do Egito espiritual, quando saiu do cativeiro do período dos 1260 anos onde o Senhor Deus os levou? Como se chamou o povo que Deus tirou do cativeiro? Pouco depois de terminar o cativeiro Deus escolheu um povo e o incorporou como Seu povo especial? Como se chama esse povo? A Igreja Adventista.
Sabem em que data se fundou a Igreja Adventista? Em 1844.
Quando foi fundada a nação de Israel? Aproximadamente no ano 1445 quando chegaram a Sinai. Eles chegaram então a ser o povo de Deus no Sinai, antes disso não eram o povo ainda? Durante o período de apostasia enquanto eram escravos no Egito eram o povo de Deus? Quando os patriarcas tinham a verdade plena de Deus Israel era o povo de Deus?
Até aonde chega a origem de Israel? Até o tempo de sua fundação em Abraão.
A igreja Adventista do Sétimo dia em 1844 quando Deus tirou do cativeiro para proclamar Sua lei, quando os tirou da idade média, da idade escura, e ela foi restabelecida em 1844. Sua origem sempre foi a origem apostólica. Porque as doutrinas que a igreja Adventista ensina são doutrinas que ensinavam os apóstolos. O que faz com que uma igreja seja apostólica não é porque pretende ser apostólica mas que ensine e pratique o que ensinavam os apóstolos. E se eu leio minha bíblia corretamente, os apóstolos guardaram o sábado.
Agora o que aconteceu no Sinai? Houve trovões, relâmpagos, etc…
Vamos até Apocalipse 11 que foi nossa leitura bíblica desse estudo de hoje. E vamos ler o verso 19. Isso acontece em 1844, e 1844 é o Sinai da Igreja Adventista. Precisam recordar essa data. Apocalipse 11:19
 19 
E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.

As mesmas coisas que aconteceram no monte Sinai. Deus levantou o povo Adventista em 1844 em harmonia com a profecia dos 2300 dias. Esse é o pentecostes quando o povo foi oficialmente incorporado como o povo especial e escolhido de Deus.
Agora eu quero perguntar, quem dirigia o povo de Israel tirando a nuvem? Quem era seu líder visível, terrenal? Moisés. E Moisés era profeta de Deus? Deus o levantou para conduzir o povo a Canaã? Moisés deixou testemunhos escritos? Moisés deu a desculpa de que não sabia falar quando Deus o chamou? O povo o criticou e o insultou? Claro que sim.
Então me conteste, Deus levantou em 1844 uma mensageira? Sim. Como se chamava? Ellen G. White. E ela foi criticada? Insultada? E ainda o é, mesmo depois de morta. Ellen G. White deixou testemunhos escritos para conduzir o povo de Deus para Canaã? Ellen G. White se queixou de que não sabia falar? Claro que sim.
Agora pensem, assim como Moisés no Sinai recebeu de Deus informação quanto a lei o santuário, o sábado, o dizimo, a organização que Israel tinha que ter, o fato de que deveriam tirar suas joias, você pode ver isso em Êxodo 33 e 35 onde Deus manda a todos tirarem os anéis e as argolas e tirem todo esse ouro e traga ao santuário e dediquem para Deus para que Deus o use para construir os diferentes implementos do santuário. Deus mandou tirar suas joias no Sinai, e deu as instruções a Moisés. Deus deu as mesmas instruções através de Ellen G. White. Tem Ellen G. White.
Ellen G. White tem o que dizer sobre o dizimo? Quanto ao sábado? Quanto a lei? Quanto a organização da igreja? Quanto as joias e outras normas cristãs? Claro que sim.
O pentecostes da Igreja Adventista. Em 1844 quando se vê o santuário, a lei e o sábado. As mesmas coisas que Deus revelou no monte Sinai. E em Apocalipse 11:19 diz que nesse momento se ouviram vozes, trovões, relâmpagos a mesma coisa que aconteceu no Sinai quando Deus revelou Sua lei.
Deus escolheu ao povo Adventista e lhes deu Sua lei e Seu sábado em 1844 na experiência do Sinai.
O que vem depois do pentecostes e do termino da primavera? O verão. E como é o verão? Seco, quente, infértil.
Onde nós deveríamos estar agora? Vocês acreditam que era o plano de Deus de que a igreja Adventista ainda estivesse neste mundo? Vocês se lembram de que quando falamos sobre o êxodo de Israel dissemos que era o plano de Deus de que o Sinai fosse o pentecostes e também fosse a festa de trombetas.
Na festa das trombetas houve trombetas, na expiação houve separação, e na festa dos tabernáculos era o plano de Deus de leva-los diretamente para tabernacular por assim dizer na terra de Canaã.
O propósito de Deus era rápido, mas o povo chegou a um lugar chamado Cades Barneia e Deus disse a eles para que tomassem a terra através de dois homens, Josué e Calebe.
A igreja Adventista do Sétimo dia chegou a seu Cades Barneia em 1888 quando se levantaram dois homens Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner e eles pregavam a igreja para que tomássemos a Canaã por herança, temos estado por muito tempo neste mundo, entremos em Canaã. E o que o povo disse? Graça mas sem graça. Os gigantes são muito grandes, as cidades tem muitos muros, o inimigo é poderoso. E então Deus os condenou a vagar no deserto.
Depois do Sinai da igreja Adventista em 1844 o pentecostes do adventismo, temos todos os elementos necessários para o dia da expiação concluir rápido e entrarmos no céu, e se não cremos nisso podemos ler no livro Evangelismo várias páginas de 694 a 697 onde a irmã Ellen G. White disse que houvessem aceitado a mensagem como deveria ser em 1844 e houvessem introduzido a verdade no templo da alma diz que pouco depois de 1844 o povo haveria entrado na Canaã celestial.
Mas o povo recusou a mensagem de Deus e portanto agora a igreja Adventista está vagando pelo mundo. Dando voltas e voltas pelo mundo infértil, o mundo cheio de violência, crime, problemas, conflitos, dando uma volta de 40 anos pelo deserto por assim dizer. E levamos mais de 100 anos desde 1888 vagando no deserto.
Vamos ver rapidamente as três festas restantes e conectar todas. Você se lembra que com Israel era o plano de Deus de que com o pentecostes e as últimas três festas se realizassem rapidamente sem o verão? Era o mesmo propósito de Deus conosco os adventistas. Que depois de 1844 se realizasse o pentecostes, o dia de expiação e entrássemos imediatamente.
Mas por causa da incredulidade do povo em vez de se realizar a festa trombetas do dia da expiação e os tabernáculos, vagamos pelo deserto e essas festas ainda vão se cumprir. Mas você pode dizer então em 1844 não começou o dia da expiação? E não foi tocado as trombetas com os milleritas? Então como assim o dia da expiação e a festa das trombetas ainda tem que se realizar?
Vamos mencionar rapidamente o que quero dizer.
O juízo de Deus tem duas etapas. A primeira etapa é o juízo que começou em 1844, que começou com os mortos. Mas diz a serva do Senhor que perto de se fechar a porta da graça Cristo começara o juízo dos vivos. E sabem que base Ellen G. White usa para defender esse conceito de que o juízo de Cristo tem duas etapas na purificação do santuário celestial? O juízo dos mortos em 1844 e o juízo dos vivos no final da história do mundo antes do fechamento da porta da graça? Não vou fazer uma exegese, um estudo de tudo isso mas vou dar a ideia.
O Senhor Jesus Cristo em sua primeira vinda, purificou o templo duas vezes. Em João 2 diz que Cristo purificou o templo no princípio do Seu ministério, enquanto que o Senhor Jesus Cristo como nos diz o evangelho de S. Mateus no final do capitulo 22 o Senhor Jesus Cristo purificou o templo no final do Seu ministério. E ela diz que da mesma maneira, Cristo no Seu ministério celestial começou o juízo dos mortos em 1844 mas novamente irá ser proclamada as trombetas anunciando que está por começar o juízo dos vivos.
Vocês se lembram quando os milleritas tocaram as trombetas anunciando a mensagem dos três anjos? Houve o forte clamor da meia noite que aconteceu no verão de 1844, anunciando que o Esposo vem. Prepare-se para recebe-lo. Esse era o forte clamor da parábola de Mateus 25 anunciando de que Cristo viria em 1844, não na Terra mas no Seu templo no santuário celestial no lugar Santíssimo.
A pergunta é, vai haver outro forte clamor da meia noite? Com se chama? O forte clamor do quarto anjo. E esse clamor vai anunciar o juízo dos vivos. O forte clamor do quarto anjo é quando multidões escutarão a mensagem com poder da igreja remanescente de Deus e é a mesma festa de trombetas, anunciando que o juízo dos vivos está próximo para começar ou que está começando. E que está para concluir o juízo dos mortos que começou em 1844 e que está para começar e concluir a fase final que é o juízo dos vivos. E quando termina o dia da expiação, o juízo dos vivos, a separação dos bons dos maus, as uvas da seara, o trigo do joio, as árvores que produzem frutos das que não produzem.
Quando terminar o juízo dos mortos que começou em 1844 e o dos vivos um pouco antes de fechar a porta da graça, quando Cristo realizar a purificação em suas duas etapas então concluirá o dia da expiação e então a festa do tabernáculos será celebrada no céu.
O povo de Deus tinha palmas em suas mãos e Deus estenderá sobre eles Seu tabernáculo. O povo de Deus passará mil anos no céu em sua moradia temporária, provisória. Ou seja, o povo de Deus depois de ser ceifado no dia da expiação como a seara de Deus será levado ao celeiro de Deus.
Na festa do tabernáculo era reunida toda a colheita e o povo de Deus celebrava com gozo dando graças a Deus pelas bênçãos da colheita.
Em Apocalipse diz que quando o povo de Deus chegar ao céu na festa do tabernáculo, cantarão de alegria, por serem ceifados como trigo de Deus.
Na festa do tabernáculo todos os varões israelitas teriam que vir a Jerusalém. E então faziam tabernáculos de ramos de árvores, de flores, e toda a classe de plantas. Faziam tabernáculos nas colinas e habitavam ali durante um período de sete dias. E havia uma celebração especial no oitavo dia.
E depois que haviam celebrado o festival voltavam para os seus lugares. O povo de Deus irá durante o sétimo milênio (não estou colocando aqui uma data para a segunda vinda) para o céu. E os dias da festa de tabernáculos durava sete dias. E então depois disse o povo de Deus irá regressar para onde viviam antes. E Deus fará uma Terra nova e o povo de Deus celebrará o oitavo dia da festa dos tabernáculos. Que era o dia mais solene e especial, e cheio de gozo da festa dos tabernáculos.
Eu anelo esse dia, estou cansado deste mundo. Eu creio que seria muito lindo estarmos no céu ouvindo a Cristo que explica e prega muito melhor do que eu. Será lindo ir ao céu e ter Cristo como pregador, e não termos problemas com transporte, porque depois do sermão voltaremos para nossas casas. Anelo esse dia.
Estamos na fase final da obra de Cristo. E não é maravilhoso como o êxodo da igreja segue a mesma ordem do santuário? É uma maravilha. Como todas essas coisas se encaixam perfeitamente e toda sua ordem, nos detalhes corretos, até o mais simples detalhe é perfeito.
E eu estou na igreja Adventista porque eu encontro no santuário que Deus levantou o povo Adventista justamente como foi dito, depois da libertação da idade média. Em 1844 Deus levantou essa igreja, no pentecoste, no Sinai. E eu sei que essa é a igreja de Deus, porque foi levantada em harmonia com a profecia do santuário. Nenhuma outra igreja pode pretender haver se levantar em 1844 com um profeta que dizia não saber falar, que foi criticada, que deixou testemunho de como poderíamos ir para Canaã. Nenhuma outra igreja. No santuário indica que existe uma só igreja verdadeira. A igreja Adventista.
Mas existe muitos verdadeiros filhos de Deus nas outras igrejas. Estamos falando da verdadeira igreja, mas nas outras igrejas existem verdadeiros filhos de Deus. Como indivíduos há verdadeiros filhos de Deus, mas como igreja existe uma só. Porque só uma se levantou em harmonia com o calendário do santuário, tal qual estabeleceu Deus.
A igreja Adventista, quando se cumpriu a profecia dos 2300 dias ali surgiu a igreja. Eu considero um privilegio pertencer a essa igreja, pertenço a ela não porque meus pais pertenceram. Mas porque tenho a certeza de que essa é a igreja de Deus.
Possivelmente os não adventistas não entenderam alguma coisa nesse estudo, especialmente com relação aos últimos três festivais. Teríamos que traçar ponto por ponto e tomaríamos mais tempo. Mas acredito que se compreenderam o suficiente para ver que Deus tem um calendário profético muito preciso e exato e levanta seu povo no momento preciso como diz a profecia do santuário.
Hoje quero fazer um chamado aos adventistas. Quantos querem dizer a Deus por haver me tirado das trevas para Sua luz admirável. Graças pelo privilégio de pertencer a Sua igreja?
Aos que não são adventistas, que não foram batizados na verdadeira igreja de Deus como diz as profecias, quantos querem dizer, quero seguir estudando essas coisas e quero pela graça de Cristo Jesus que ao estuda-las encontrar qual é a verdadeira igreja e me unir a essa igreja muito em breve.

Oremos:
Pai celestial hoje temos estudado o êxodo da Sua igreja e temos visto pontos altos e pontos baixos. Temos visto Seu inverno e estamos agora no verão. E sabemos que tudo funciona em perfeita harmonia com o Seu calendário e que estamos próximos do fim da história do mundo e que logo Sua igreja irá passar a eternidade contigo. Graças pelas decisões de reconsagração que alguns tomaram a Ti. E em especial oro pelas pessoas que querem alcançar a Sua mão e pertencer a Ti e a Sua igreja, peço que nada nem ninguém nesse mundo, nem os demônios desanimem essas pessoas de se unirem a Sua igreja, dá a eles coragem de se opor a satanás e aos demônios, ao mundo e se necessário a família, aos amigos, companheiros de trabalho e dizer que é importante pertencer a Deus do que aos homens.
Graças por receber essas decisões, e tenho a certeza que Tu o farás porque peço pelos méritos de Cristo nosso precioso Salvador, amém.



_____________________________________________________________
PASTOR STEPHEN BOHR
Apesar de ter nascido em Wisconsin, o pastor Stephen Bohr cresceu na Colômbia e na Venezuela, onde seus pais serviram como missionários.
Durante mais de trinta anos, ele tem atuado como um pastor, conselheiro da juventude, professor de teologia e evangelista. É reconhecido internacionalmente por sua série de apresentações de "Descobrindo os Mistérios do Gênesis."
No momento é pastor da Igreja Adventista Central, na cidade de Fresno, Califórnia, e é também diretor e orador dos Segredos selados (Secrets Unsealed), uma entidade sem fins lucrativos que se dedica na produção de material audiovisual sobre os principais ensinamentos da Bíblia.
Sua esposa, Aurora, é nativa da Colômbia. Eles têm um filho, Stephen e uma filha, Jennifer.
_____________________________________________________________
Este estudo faz parte de uma série de palestras apresentada pelo Pr. Stephen Bohr, onde foi traduzido do espanhol para o português, para que mais pessoas que não tem facilidade de entender o espanhol possam ler, aprender e viver estas mensagens, como não sou nenhum tradutor e tão pouco domino bem o idioma espanhol, pode ser que haja falhas e erros de traduções, mas que não atrapalham a bela pregação e a mensagem a ser trazida até nós. Tanto quanto foi possível foi mantida de forma fiel as palavras do pastor, podendo haver algumas mudanças apenas para dar maior sentido no nosso idioma.
Espero que sirva de grande inspiração para todos.

Traduzido por: Raphael dos Santos Oliveira.
_____________________________________________________________


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails